quinta-feira, 14 de março de 2013

O CARTEIRO E O POETA

Sinopse

Por razões políticas o poeta Pablo Neruda se exila em uma ilha na Itália. Lá, um desempregado quase analfabeto é contratado como "carteiro" extra, encarregado de cuidar da correspondência do poeta. Gradativamente se forma uma sólida amizade entre os dois. O carteiro Mario, aos poucos, aprende a escrever seus sentimentos por Beatrice, e Neruda ganha, em troca, um ouvinte compreensivo para suas lembranças saudosas do Chile.

 Falar sobre poesia no cinema é muito difícil. Usar uma estrutura poética é comum no cinema, mas fazer citações textuais é mais complicado e raramente agrada o grande público, uma das raras exceções é ''Sociedade dos Poetas Mortos'', e mais recente o '' O Carteiro e o Poeta'', que não suporta filmes em outras línguas (neste caso o italiano). O diretor Michael Radford conseguiu colocar humor e drama de maneira equilibrada, com um tom suave sem ser superficial ou chato. Massimo Troisi, que fez o papel do carteiro, faleceu poucas horas depois de concluída a filmagem. Ele passou anos tentando realizar este projeto, e o fez maneira exuberante. A trilha sonora, vencedora do Oscar, assim como as paisagens, são inesquecíveis. 

O filme ''O Carteiro e o Poeta'' foi assistido pelos alunos do 3º e 4º ano do  curso Técnico em Agropecuária, que puderam observar a importância da leitura e escrita em nossas vidas...