Leituras
Logo abaixo estão alguns parágrafos dissertativos elaborados por alunos do do 3º ano Curso Técnico em Agropecuária, contando e descrevendo suas leituras no decorrer do ano de 2012.
Para mim, todos os livros que eu li foram muito proveitosos tanto no conhecimento de novas palavras e também melhorar minha leitura. Também foi muito proveitoso para conhecer novas culturas, novos costumes. Esses livros também são bons do ponto divertido, na minha opinião. Ri muito lendo livros, geralmente”Quem faz gemer a terra”com as histórias que Mateus contava que ele e seus irmão faziam, trouxe momentos muito emocionantes. Todos esses livros tiveram momentos proveitosos.
(Gustavo Wichinhewki)
A leitura e a escrita são duas coisas essenciais em nossa vida, as quais nos fazem pensar e ver que vale a pena tentar de novo por mais complicadas que sejam. Durante o ano letivo pude ver quanto é difícil elaborar textos. Apesar de ter elaborado vários textos continuo tendo um pouco de dificuldade em me expressar e escrever, mas irei continuar praticando não só a escrita como também a leitura.
(Ana Claudia Bueno)
A leitura foi uma experiência muito boa, abriu novos caminhos de palavras que eu não conhecia. Um livro muito bom foi “Quem faz gemer a terra”é uma triste realidade do Brasil. Colonos têm de vender suas terras para pagar os bancos até chegar ao ponto de ir morar de baixo de um barraco onde se tem uma vida miserável. É uma leitura de fácil acesso que todo mundo pode ler e entender o que o livro quer nos dizer.
(Daniel Estevão)
Acredito que com os textos toda aula e tendo muitos para fazer tomou muito tempo, o tempo que tinha passava fazendo os deveres, sobrando pouco para leitura.
(Roger Garcia)
Mateus é filho e neto de trabalhadores rurais, gente da terra que acaba perdendo tudo para pagar dívidas de banco. A família não vê solução para as promissórias acumuladas em função de sucessivas plantações malsucedidas, culpa de condições climáticas desfavoráveis e um pouco de falta de sorte.. Charles Kiefer construiu um relato brilhante e um Mateus comovente, usando a linguagem de um personagem que vive por conta própria na literatura.
Primeiro romance da "trilogia do gaúcho a pé". Narra a trajetória "sem rumo" de Chiru, campeiro expulso da campanha e que sobrevive nas malocas da cidade. Este romance, mais do que configurar a desgraça de Chiru e de sua gente, mostra um povo marginalizado, que formam as coroas de miséria das cidades da fronteira no pós-23.
O segundo romance da trilogia tem o gaúcho pobre João Guedes como centro da narrativa. Expulso do campo que arrendava, se vê frente a frente com a miséria e falta de condições objetivas de sobrevivência na cidade de Boa Ventura. Segundo as palavras de Décio Freitas, Porteira fechada é uma das "mais belas tentativas de romance social já realizadas entre nós".
Este romance fecha a "trilogia do gaúcho a pé. Mas, mais do que uma simples visão panorâmica dos problemas econômicos e políticos, este romance aprofunda os conteúdos psicológicos e sociais, que dão força à trama e imprimem um condicionamento existencial ao conflito humano da trilogia. Tem na oposição entre o coronel Teodoro e Ricardo, pela sua rebeldia e não aceitação passiva das idéias dos estancieiros, o conflito e as contradições dos últimos anos da década de 1940 na fronteira sudoeste do Rio Grande do Sul.
O pêndulo do relógio" retrata a angústia de um camponês perante uma vida outrora mais simples, os desafios de um presente veloz incessante e, por fim, um sistema opressivo com o qual não sabe lidar. O tempo não para em Pau-d`Arco.
Esse ano eu li duas obras literárias, mas me agradou mais que foi o “Pêndulo do relógio” gostei muito porque retrata o desespero das pessoas quando há barreiras que elas não conseguem ou são muito difíceis de passar. Porém, as duas mostram como as pessoas com menos condições econômicas são discriminadas e também são facilmente iludidas por comerciantes. Isso demonstra como a vida é difícil e há alguns obstáculos, uns mais, outros menos difíceis, mas todos podem ser superados.
ResponderExcluirAndré Moresco
3º agro
Uma obra que me chamou atenção foi o “Pêndulo do relógio” que é uma obra que retrata bem a vida no campo. O modo de viver, o sistema de trabalho, recursos da vida em sociedade, mas trouxe a verdadeira alma de como é ser um pequeno agricultor. Christian de Oliveira 3º agro
ResponderExcluirEsse ano eu li duas obras literárias, mas me agradou mais que foi o “Pêndulo do relógio” gostei muito porque retrata o desespero das pessoas quando há barreiras que elas não conseguem ou são muito difíceis de passar. Porém, as duas mostram como as pessoas com menos condições econômicas são discriminadas e também são facilmente iludidas por comerciantes. Isso demonstra como a vida é difícil e há alguns obstáculos, uns mais, outros menos difíceis, mas todos podem ser superados.
ResponderExcluirAndré Moresco
3º agro
Dentre os livros que li se destacam “Pollyanna Moça, Quem faz Gemer a Terra, Os causos do guri de Uruguaiana e Diário de um banana”. Esses livros fizeram-me acreditar em uma vida melhor através do “Jogo do contente”. Estou contente pois consegui passar da média de leitura entre os brasileiros que apenas lêem 1,7 livros por ano, por vontade própria. Mas, com certeza, poderia ter lido mais, porque a leitura faz bem à alma.
ResponderExcluirDébora Lacks 3º agro
Neste ano letivo, as experiências que tive com a leitura mostraram para mim o quanto é necessário para cada um de nós a prática da leitura e reflexão sobre ela. Os livros que li neste ano são Porteira Fechada, Quem faz gemer a terra e O Pêndulo do relógio. São todos livros que falam muito sobre o regional, sobre cada tradição e traz para nós a convicção de que existem livros que vão, sim, estimular a vontade de ler cada dia mais.
ResponderExcluirEverton Araújo 3º agro
Os livros em que eu realizei leituras me trouxeram mais conhecimentos, me fizeram viajar por lugares lindos, inacreditáveis, rústicos, calmos, dentre outros. Eu sabia que era tudo imaginário, mas muitas vezes me passei como um dos personagens daquela história. Dentre esses livros de que eu realizei a leitura o que mais me chamou a atenção e me deixou emocionado foi “Quem faz gemer terra”, história triste de um agricultor que se criou na lavoura trabalhando mas um dia tivera que ir embora e qu mais tarde matou um policial e acabou preso.
ResponderExcluirEduardo de Melo 3º agro
A minha experiência de leitura foi boa, pois os livros eram de autores renomados mundialmente. Por isso, ao ler esses livros obtive uma experiência gratificante, obtendo conhecimento e nas formas de me expressar que serão úteis no meu futuro. O livro “Quem faz gemer a terra” foi o mais importante pois me identifiquei muito com a história de produtores rurais que com a facilidade
ResponderExcluirde financiamentos, plantavam soja sem ter conhecimento e depois acabaram tendo que vender a terra para pagar as dívidas no banco. Uma realidade que até hoje vem à tona.
Andrei Colling 3º agro
Este ano foi literariamente proveitoso pois li mais do que em todos os outros anos. fiz trabalhos relativos a essas leituras, exercícios, etc.
ResponderExcluirA experiência foi muito proveitosa para mim, pois além de exercitar a escrita e a leitura aprendi muita coisa. Entre as obras de literatura que li este ano estão “Quem faz gemer a terra”, “O Pêndulo do relógio” e “Porteira Fechada”. Obras que eu não conhecia, mas que contam histórias muito boas e interessantes. Pretendo continuar lendo pois nossa educação e inteligência ninguém nos tira.
Sérgio Bettio
3º agro
Este ano de 2012 foi para mim um ano de inúmeras surpresas. Algumas eu mesmo já sabia o que iria acontecer, outras me pegaram desprevenido. É o caso da leitura que no começo não passava de uma obrigação para com os professores, mas que agora já se adentrou em minha vida e passou a ocupar espaço especial, abrindo-me os olhos que antes não conseguiam ver o visível, mas que agora com a leitura consigo olhar s coisas e os outros com novo olhar. Me mostrou o lado mais crítico da sociedade, me fez repensar certas atitudes tomadas e a me tornar mais racional e não agir irracionalmente, pois numa briga não vence o mais forte. Não é a força o poder, o pensamento e o conhecimneto podem vencer qualquer barreira, tudo é válido para ser feliz.
ResponderExcluirCassiano de Moura 3º agro
Os livros que li neste ano me proporcionaram conhecer novas palavras e também porque contam a realidade de muitas pessoas que já passaram dificuldades ou que estão passando. Isso fez com que eu gostasse mais de ler.
ResponderExcluirMárcio 3º agro
Neste ano letivo minhas experiências de leitura foram as melhores. Ainda não sabia o que era ler, na verdade, pois ler e entender é um ponto, mas ler, entender e se interessar cada vez mais pelo assunto é muito bom. Posso dizer que é uma viagem no mundo das letras onde minha imaginação entra em ação. Um título que posso considerar o melhor livro da minha vida é “Quem faz gemer a terra”. Nele todos os meus sentimentos se o fim. Neste momento eu estava e um labirinto pois me perdia no meio das letras , uma emoção que dava prazer em ler. Considero isso como experiência de leitura em minha vida.
ResponderExcluirSabrina Silva 3º agro
A experiência de leitura foi boa, além de ter mostrado o quanto nós estávamos errados, aprendemos a importância de uma leitura, aprendemos a realizar textos com melhor qualidade, melhoramos nossa escrita, também. E ainda descobrimos histórias interessantes em novas leituras. Os livros que acabei lendo “Quem faz gemer a Terra” e “O Pêndulo do relógio” foram experiências fantásticas que mostraram de certa forma para nós que devemos dar valor às coisas.
ResponderExcluirRafael Souza e Silva 3º agro
O livro que mais gostei de ler foi “Quem faz gemer a terra” porque é um livro que conta uma história de uma família. Gostei por causa do espetáculo que teve no IFF que fez com que eu entendesse melhor algumas partes que eu não tinha entendido.
ResponderExcluirLucas Francesconi 3º agro
As experiências como a leitura este ano foram boas, pois os livros pedidos em aula, além de serem boa leitura e de fácil entendimento, retratavam uma realidade que acontecia antigamente. No caso do Pêndulo, os enforcamentos por causa de dívidas e no “Quem faz gemer a terra”, as dificuldades de agricultores falidos que aderiram ao MST e esta ainda é uma realidade. Espero que as leituras continuem explorando mais essa área. Guilherme Adoryan
ResponderExcluirMinha experiência de leitura foi muito boa, pois lendo os livros tive um maior conhecimento e uma capacidade de me expressar melhor, falar melhor. O livro “Quem faz gemer terra fala muito bem de como era antigamente, mas também do que acontece muito ainda hoje com muita frequência que é o MST, pois tem uma grande desigualdade na divisão de terras. Mas, enfim, foram muito proveitosas as leituras e fizeram com queo eu melhorasse muita coisa no meu vocabulário.
ResponderExcluirCristian de Marchi
Nos livros que foram repassados para ler, no meu ver foram muito proveitosos e interessantes porque tinha bastante a ver com o que nós estudamos e com a nossa realidade que é a agricultura o nosso meio de convivência. Os livros que se relacionaram me interessaram na leitura porque têm tudo a ver com a realidade da agricultura.
ResponderExcluirAlexandro de Mello.
Para mim, todos os livros que eu li foram muito proveitosos tanto no conhecimento de novas palavras e também melhorar minha leitura. Também foi muito proveitoso para conhecer novas culturas, novos costumes. Esses livros também são bons do ponto divertido, na minha opinião. Ri muito lendo livros, geralmente”Quem faz gemer a terra”com as histórias que Mateus contava que ele e seus irmão faziam, trouxe momentos muito emocionantes. Todos esses livros tiveram momentos proveitosos.
ResponderExcluirGustavo Wichinhewki
Roger. Garcia
ResponderExcluirAcredito que com os textos toda aula e tendo muitos para fazer tomou muito tempo, o tempo que tinha passava fazendo os deveres, sobrando pouco para leitura.
A leitura foi uma experiência muito boa, abriu novos caminhos de palavras que eu não conhecia. Um livro muito bom foi “Quem faz gemer a terra”é uma triste realidade do Brasil. Colonos têm de vender suas terras para pagar os bancos até chegar ao ponto de ir morar debaixo de um barraco onde se tem uma vida miserável. É uma leitura de fácil acesso que todo mundo pode ler e entender o que o livro quer nos dizer.
ResponderExcluirDaniel Estevão
A leitura e a escrita são duas coisas essenciais em nossa vida, as quais nos fazem pensar e ver que vale a pena tentar de novo por mais complicadas que sejam. Durante o ano letivo pude ver quanto é difícil elaborar textos. Apesar de ter elaborado vários textos continuo tendo um pouco de dificuldade em me expressar e escrever, mas irei continuar praticando não só a escrita como também a leitura.
ResponderExcluirAna Claudia Bueno
4º agro