Opiniões dos Alunos

CAROS, ALUNOS!

Meu orgulho, minha satisfação, minha gratidão pelo empenho! Por suportarem as intervenções, por aceitarem esse exercício tão pleno de cidadania.

Ler e escrever com competência é o mínimo que a escola pode fazer por vocês! Mas precisamos estar juntos nessa "empreitada". Não basta o professor querer, vocês precisam sentirem-se sujeitos dessa história, construtores desse conhecimento, protagonistas desse enredo. E vocês estão se colocando neste lugar. Isso é o que importa! É nisso que aposto, sempre!! E foi isso que desejei no início do ano! 


Obrigada pelo presente! 
Prof. Maria Aparecida
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

UMA NOVA IDEIA

O blog foi uma ideia muito boa, por que permite que os professores e os alunos possamos ler as nossas publicações e que os outros comentem sobre os nossos textos o que eles acham se gostaram, para colocar suas opiniões.

O ler e o escrever durante esse ano não foi muito fácil, pois a professora nos exigiu muito, fazendo com que nos aprendemos a escrever os textos certo, e como interpretar os textos, nos ajudando para saber como se expressar.

Anderson Pettenon*
 4º AnoTécnico em Agropecuária

EVOLUÇÃO

O blog vem apresentando um trabalho muito interessante com os alunos do Técnico em Agropecuária, a escrever cada vez mais e melhor. Estes alunos, na maioria das vezes, não se interessam muito por está área pois vêm da área agrícola, uma área onde convivem mais com o trabalho braçal e não utilizam tanto da sua capacidade mental muitas vezes por não acreditarem na sua habilidade.

Luiz Paulo Rodrigues*
4º Ano Técnico em Agropecuária

UMA OPORTUNIDADE... 
A oportunidade que o blog proporciona pra nós é muito gratificante, pois através dele podemos compartilhar e desfrutar de conhecimento e leitura. Além disso, estamos ampliando nosso vocabulário cada vez mais. Só temos que agradecer a professora Maria Aparecida Paranhos por nos conceder essa oportunidade.

Diogo Ricardo Möbs*
4°ano Técnico Agropecuária.

O TEATRO '' QUEM FAZ GEMER A TERRA''

O teatro "Quem faz gemer a terra" trouxe para o Câmpus Santo Augusto um novo conhecimento de como vivia Mateus e sua família em sua pequena propriedade. O teatro trouxe um aprendizado melhor para cada um dos alunos, assim foi possível entender melhor o livro que havíamos lido e que foi apresentado na forma de teatro. Foi possível vivenciar cada cena que passava na vida de Mateus.

Paulo Henrique Bones*
4º Ano Técnico em Agropecuária

O BLOG E SUA FUNÇÃO... 

O blog veio para nós como uma grande oportunidade de nos expressarmos mais ainda, motivando-nos a cada leitura, fazendo uma análise de todos os aspectos envolvidos nos materiais lidos. Ou seja, permitindo que nossos trabalhos, pensamentos, ideais sejam divulgados para muitas pessoas que têm a leitura como uma porta para novos conhecimentos.


 Maximino Lansana*
 4º AnoTécnico em Agropecuária



O PROJETO...

O  projeto  além de incentivar os alunos a ler e escrever  também  publica  nossos textos no  blog. Com isso os alunos  exploram suas ideias, viajando na magia dos livros e passando a leitura aos colegas, não só da sala mas sim do curso em geral.
Tudo isso se realiza pela incansável caminhada que a Prof. Maria Aparecida  nos acompanha dia a dia. 

Fábio Pereira*
 4º AnoTécnico em Agropecuária


ESCRITA E TEATRO

O teatro Quem Faz Gemer a Terra nos faz refletir sobre os pequenos agricultores,o sofrimento  para plantar em sua propriedade.O trabalho de escrita foi complicado pois tive que pensar e refletir sobre os acontecimentos ocorridos,mas foi importante para minha vida.

Isadora Gonçalves da Silva*
4º AnoTécnico em Agropecuária

MOTIVAÇÃO PARA OS ALUNOS... 

O projeto do blog é uma iniciativa muito interessante, serve como motivação para os alunos, que gostam de escrever e também para os que não gostam muito, pois dá a oportunidade de alunos terem seus textos publicados, para serem lidos, avaliados e criticados por colegas, professores, e demais pessoas que tem interesse em cultura...
Devido a este projeto, tivemos a oportunidade de assistir a teatros, ver filme, ler alguns livros e conhecer histórias com as quais nunca tínhamos nos deparado.
Garanto que apesar das dificuldades, tudo isso foi muito proveitoso para o desempenho da disciplina e para a cada um de nós!!!

Cristian Felipe Wottrich Stopiglia*
4º Ano Técnico em Agropecuária.


OPORTUNIDADE !

A oportunidade que o blog proporciona pra nós é muito gratificante, pois através dele podemos compartilhar e desfrutar de conhecimento e leitura. Além disso, estamos ampliando nosso vocabulário cada vez mais. Só temos que agradecer a professora Maria Aparecida Paranhos por nos conceder essa oportunidade.

Diogo Ricardo Möbs*
4°Ano Técnico Agropecuária.

PRECISAMOS DE MAIS... 

Fico orgulhoso por termos uma Instituição de Ensino desse nível em Santo Augusto, mas isso não basta, precisamos professores motivados com seus trabalhos e isso encontramos na Professora Maria Aparecida de Lucca Paranhos, que nos incentiva todas os dias que nos encontramos, nos motiva a escrever, vencendo nossos próprios limites e ultrapassando as barreiras encontradas no caminhos da leitura e da escrita.

Arthur Halmenschlager*
4º Ano Técnico em Agropecuária

''RUMOS DO LER E ESCREVER''

O blog Rumos do Ler e Escrever, nos traz várias experiências, pois compõe-se de várias histórias do viver, de diferentes pessoas, de lugares diferentes.
Os textos foram bem desenvolvidos com o auxilio de diversos métodos empregados, os quais faziam com que houvesse uma interação com os colegas, professores, outras pessoas e também com ambientes diferentes.
Com tudo isso e mais alguns outros elementos que o blog nos traz ele se torna muito interessante e importante para o desenvolver de nosso conhecimento. 

Luiz Guilherme de Carvalho*
4º Ano Técnico em Agropecuária

UMA NOVA METODOLOGIA


O blog e um lugar para divulgação dos nossos trabalhos. Durante esse ano letivo, foi muito complicado se acostumar a essa nova metodologia, mas como todos os desafios que são postos para turma do terceiro ano Técnico em Agropecuária,   hoje é uma realidade graças ao aluno Mateus  Fischer. Todos os alunos postam        
e tem seus textos no blog. BOM TRABALHO ;)

Everton Bueno*
3ª Ano  Técnico em Agropecuária

MEU PONTO DE VISTA... 
Para mim, o espetáculo Quem faz gemer a terra apresentado Jerson Fontana foi muito interessante, pois relata muito bem a história de Mateus, o personagem da historia. O ator se empenhou muito para que a história fosse para frente, ele nem parecia que estava apresentando uma peça de teatro, mas sim fazendo algo comum. Para ele parecia que estava conversando conosco, como se nós fôssemos personagens da peça.

Gustavo Wichinheski*  
3ª Ano Técnico em Agropecuária  



PARABÉNS AO BLOG



A criação do blog para a postagem dos textos e atividades dos alunos do 3° e 4° ano de agropecuária foi uma ótima ideia, assim as atividades realizadas em aulas podem ser compartilhadas com diversas pessoas, as quais podem ver a capacidade de escrita dos alunos do curso Técnico em Agropecuária e os trabalhos desenvolvidos em aula como ver filmes e livros que relatam a história de pessoas do meio rural, que fazem nós nos identificarmos com os acontecimentos, os quais invadem a nossa mente e fazem nos relembrar de vários momentos.

Parabéns prof. Maria Aparecida!
Parabéns alunos da Agropecuária!

Débora Lacks* 

3ª Técnico em  Agropecuária

  
NOVOS MODOS DE APRENDER

Rumo do ler e escrever é um mundo virtual, onde todo o conhecimento adquirido em folhas e letras, adrenalina dos teatros, emoção que sentimos quando podemos olhar tudo de bom em apresentações reais, pessoas em nossa frente, nada melhor pois ler, ouvir é bom, mas sentir é maravilhoso.

O enredo do teatro é muito bom, pois cada elemento da apresentação parece tao simples, mas ao mesmo tempo tao importante para complementar a apresentação. A música Milonga, es perfeita, apresentando toda a histórias em sons que acabam se ligando a nós, fazendo o espetáculo ser cada vez mais real e, cada componente do público.

Sabrina dos Santos Silva*
3ª Técnico em  Agropecuária.


APRENDENDO VIRTUALMENTE

O blog que foi criado, foi um meio em que todos os alunos, amigos entre outros puderam ver textos  e informações entre outras atividades que desenvolvemos como teatro, cinema, poesia e literatura. 
Mas, uma coisa muita bacana que aconteceu  nesta semana aqui no campus foi o teatro da Turma do Dionísio que apresentou o teatro Quem faz gemer a terra que foi um espetáculo muito legal e bem divertido, apresentado por Jerson Fontana. O teatro também foi um meio em que as pessoas interagem e se distraem com estes eventos que são fornecido pelo Campus.


Alexandro Camargo de Mello*
3ª Ano Técnico em  Agropecuária


MOSTRANDO NOSSAS ATIVIDADES

O blog é mais uma de tantas outras formas de expressar todas as atividades, trabalhos que realizamos ao longo do ano letivo de 2012, na disciplina de Português e Literatura . A iniciativa é muito importante pois ele será utilizado para a postagem dos textos, e atividades realizadas no IFF. Dentre as atividades realizadas, a escrita dos textos foi a melhor coisa este ano, pois além de ler e ter o conhecimento, tivemos a experiencia de escrever e reescrever sobre os textos .

Sérgio Bettio* 
3ª Técnico em Agropecuária


UMA FONTE DE APRENDIZADO

O blog "Rumos do ler e escrever¨ proporciona aos alunos um lugar onde tenham acesso à leitura de textos, produzidos pelos colegas, dando assim inspiração e exemplos para a produção de seus próprios textos. Além de influenciar o aluno a ler mais, diminuindo o medo pela leitura.

Essa nova forma implantada para postar os textos é interessante pois os alunos se sentem intimados a melhorar seus textos, para serem postados no blog. Dando assim um maior conhecimento ao aluno, fazendo com que ele não sinta medo de enfrentar uma redação de vestibular, uma entrevista de emprego.Tornando-o capacitado para uma vaga de trabalho em uma empresa de grande porte no futuro.

Parabéns a professor e seu bolsista pela iniciativa.

Andrei Colling* 
3ª Ano Técnico em Agropecuária

PARABÉNS PELA IDEIA...                 

A criação do blog foi uma grande ideia, pois permite a muitas pessoas observar trabalhos escritos por alunos e assim dar sua opinião critica sobre eles. Também nos possibilita nos basear nos textos de outros alunos para melhorar os nossos trabalhos para algum dia conseguirmos chegar a tal nível de escrita dessas pessoas.

André Da Ros Moresco* 
3ª Ano Técnico em Agropecuária

O BLOG COMO FONTE DE DIVULGAÇÃO...

O  blog,  na minha opinião, é uma das formas de divulgação dos textos   e relatórios   realizados  pelos alunos  do IFF,    além  de  divulgar e comentar as  programações  que foram e serão  realizadas aqui. Dentre as quais, na minha opinião, se destacaram o teatro da  obra literária Quem faz gemer a terra, bem como os textos  que escrevemos  pois obtemos um grande  conhecimento, talvez pelo fato  de escrevermos e reescrevermos eles várias vezes até estarem  de boa clareza e entendimento.

Guilherme Adorian*
3ª Ano Técnico em Agropecuária


MEIOS DE INTERAÇÃO E COMPREENSÃO 

olá pessoal,

estou muito impressionado pelo belíssimo trabalho que fora desenvolvido pelos colegas, e desta forma gostaria de deixar publico os meus parabéns, fiquei muito feliz por ver textos de meus colegas publicados no blog, e não é porque os conheço mas estão muito bons mesmo. tenho certeza de que esse trabalho não teria dado tão certo sem a colaboração da professora Maria aparecida Lucca paranhos, que com muita garra e dedicação nos cobrou muito, bons textos redigidos, acreditando sempre de que somos todos capazes de ir mais longe.OBRIGADO QUERIDA PROFESSORA, E MEUS PARABÉNS POR TUDO O QUE FIZERES POR TODOS NÓS E PELA EDUCAÇÃO NO CAMPUS SANTO AUGUSTO DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA.

Cassiano Melo de Moura* 
3ª Ano  Técnico em Agropecuária 


TEATRO "QUE FAZ GEMER A TERRA''

A apresentação do teatro "Quem faz gemer a terra" nos trouxe uma inovação no Instituto Federal Farroupilha. A turma do Dionísio foi a primeiro grupo de teatro a se apresentar aqui, e esperamos que haja mais apresentações pois todos os alunos gostaram. A apresentação durou cerca de 50 minutos, mesmo assim, todos estavam vidrados na peça. Apesar do anseio da professora Maria Aparecida todos os alunos se comportaram muito bem.



Roger Garcia* 
3ª Ano Técnico em Agropecuária

TEATRO/BLOG

Muito bom a ideia de criar o blog !Onde os alunos poder ter um local onde poção postar seus textos. No dia 27/11/2012 vei ao Instituto A turma do Dionizio trazendo o espetaculo Quem Faz Gemer A Terra o autor Charles Keifer com a duração de aprocimadamente 50 minutos onde o Jerson Fontana fazia o papel de Mateus que apresentou de uma forma que a plateia interagia com o espetaculo

Vinicius A. Da Silva* 
3ª Ano Técnico em Agropecuária 



10 comentários:

  1. Fico de alma lavada quando vejo iniciativa como essa de criar um blog para desenvolver o hábito de ler,escrever,discutir idéias,partilhar,argumentar e opinar.Uma bela ferramenta para o saber.Por que temos tanta resistência quando o assunto é adquirir bons hábitos?Parabéns aos alunos do 3ª do Técnico em Agropecuária e a "irmã-profe" Maria Aparecida por proporcionar aos meros mortais dentistas corredores esse momento de "orgulho". Que vocês surpreendam como a peça Quem faz gemer a Terra.

    ResponderExcluir
  2. Fico orgulhoso por termos uma Instituição de Ensino desse nível em Santo Augusto, mas isso não basta, precisamos professores motivados com seus trabalhos e isso encontramos na Professora Maria Aparecida de Lucca Paranhos, que nos incentiva todas os dias que nos encontramos, nos motiva a escrever, vencendo nossos próprios limites e ultrapassando as barreiras encontradas no caminhos da leitura e da escrita.

    Arthur Halmenschlager*

    ResponderExcluir
  3. A oportunidade que o blog proporciona pra nós é muito gratificante, pois através dele podemos compartilhar e desfrutar de conhecimento e leitura. Além disso, estamos ampliando nosso vocabulário cada vez mais. Só temos que agradecer a professora Maria Aparecida Paranhos por nos conceder essa oportunidade.

    Diogo Ricardo Möbs.
    4°ano Técnico Agropecuária.

    ResponderExcluir
  4. O blog Rumos do Ler e Escrever, nos traz várias experiências, pois, compõe-se de várias histórias do viver, de diferentes pessoas, de lugares diferentes.
    Os textos foram bem desenvolvidos com o auxilio de diversos métodos empregados, os quais faziam com que houvesse uma interação com os colegas, professores, outras pessoas e também com ambientes diferentes.
    Com tudo isso e mais alguns outros elementos que o blog nos traz ele se torna muito interessante e importante para o desenvolver de nosso conhecimento.

    Luiz Guilherme de Carvalho*
    4º Ano Técnico em Agropecuária

    ResponderExcluir
  5. O projeto do blog é uma iniciativa muito interessante, serve como motivação para os alunos, que gostam de escrever e também para os que não gostam muito, pois dá a oportunidade de alunos terem seus textos publicados, para serem lidos, avaliados e criticados por colegas, professores, e demais pessoas que tem interesse em cultura...
    Devido a este projeto, tivemos a oportunidade de assistir a teatros, ver filme, ler alguns livros e conhecer histórias com as quais nunca tínhamos nos deparado.
    Garanto que apesar das dificuldades, tudo isso foi muito proveitoso para o desempenho da disciplina e para a cada um de nós!!!

    Cristian Felipe Wottrich Stopiglia
    4º Ano Técnico em Agropecuária.

    ResponderExcluir
  6. É muito gratificante poder ver nesse blog os bons resultados que essa bela iniciativa da Professora Maria Aparecida nos proporcionou. Dessa forma com todas as atividades que nos foram propostas como os filmes, os livros, o teatro, os belos textos que sempre nos foram trazidos, tivemos novidades. Essas metodologias sempre nos trouxeram algum ponto de vista que nos identificava com as obras. Assim podemos com a vontade e a perseverança de todos evoluir e hoje ser mais completos com a escrita e a forma de interpretar melhor o mundo ao nosso redor.

    Moacir Guedes Pelizzon
    4° Ano Técnico em Agropecuária

    ResponderExcluir
  7. Esse projeto é a porta de entrada para um mundo de cultura. Passamos por um árduo processo de escrita, erramos, cansamos, reescrevemos, acertamos, tivemos ajuda da nossa tutora, e depois disso, deparamo-nos com as nossas escrita e vemos o quanto a aprimoramos. E com orgulho que digo que pude participar desse projeto maravilhoso, apreender e forçar-me a ultrapassar meus limites de escrita e com isso crescer profissionalmente e socialmente.

    Marco Aurélio Pinheiro
    4° ano Técnico Agropecuário

    ResponderExcluir
  8. A ideia de criar o blog rumos do ler e escrever foi maravilhosa, pois é algo muito especial para os alunos do 3° e 4°ano do curso Técnico Agropecuária.
    Estou feliz pelo desempenho e criatividade do bolsista e da professora Maria Aparecida os quais são os grandes responsáveis pela criação do blog.

    Ana Claudia Bueno*
    4° Ano Técnico Agropecuária.

    ResponderExcluir