domingo, 16 de dezembro de 2012

ÉTICA PROFISSIONAL






Logo abaixo estão alguns parágrafos dissertativos elaborados por alunos do 4º ano Curso Técnico em Agropecuária,  apontando  suas opiniões e sua  visão critica sobre a ''Ética Profissional''. 



Elaborar um parágrafo dissertativo sobre ética na sua profissão. 



Qualquer empresa séria que contrata algum funcionário, expõe para este uma serie de normas e condutas, as quais ele deve seguir e respeitar. Este conjunto de normas também conhecido como ético , no caso, ética profissional. Cada área de trabalho possui em seu conjunto estrutural um grupo de regras especificadas e muitas vezes diferentes . Os diferentes tipos de ética garantem que o profissional independente da área de atuação, siga de forma legal e correta as atributos requisitados para este exercer sua função dentro da organização.

(Marciano Bresolin)

Não apenas na minha profissão atual e  futura, a agricultura, terá bons resultados só quando houver ética. E também não apenas nas profissões, mas na vida  e no dia-a-dia da sociedade. Pois posso ser um Técnico em Agropecuária de muitos conhecimentos e competências, mas de nada adianta  se não tem ética. Não saber conciliar os fatos e consequentemente ter uma má conduta, como a arrogância e a falta de respeito pode prejudicar qualquer um na vida  profissional. Um boa conduta no trabalho pode trazer grandes resultados e reconhecimento. 

(Moacir Guedes Pollizzon) 


Ética na minha profissão é o conjunto de valores e normas que faz com que meu trabalho seja digno, de maneira também que seja bem executado e que não cause mal algum à ninguém. Trabalhar sempre com uma linha de pensamento própria, levando em consideração tudo que for de importância, como por exemplo,   questões ambientais, sociais, culturais pode ser um bom começo para uma boa ética no trabalho. 

(Maximino Lansana) 

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

''Rumos do Ler e Escrever''

O projeto do blog é uma iniciativa muito interessante, serve como motivação para os alunos, que gostam de escrever e também para os que não gostam muito, pois dá a oportunidade de alunos terem seus textos publicados, para serem lidos, avaliados e criticados por colegas, professores, e demais pessoas que tem interesse em cultura... Devido a este projeto, tivemos a oportunidade de assistir a teatros, ver filme, ler alguns livros e conhecer histórias com as quais nunca tínhamos nos deparado. Garanto que apesar das dificuldades, tudo isso foi muito proveitoso para o desempenho da disciplina e para a cada um de nós!!!


Cristian Felipe Wottrich Stopiglia
4º Ano Técnico em Agropecuária.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Aluno do Curso Técnico em Agropecuária é aprovado para estágio na SLC Agrícola

O aluno do 4º ano do curso técnico em Agropecuária do IF Farroupilha-Câmpus Santo Augusto, Maximino Lansana, foi aprovado para realizar estágio curricular na empresa SLC Agrícola, na Fazenda Paiaguás, município de Diamantino, Estado do Mato Grosso.


A oportunidade de estágio surgiu a partir da visita de Nélcio Giovanella, responsável pela seleção de estagiários para a SLC, no dia 24 de outubro. Na oportunidade, Nélcio apresentou, para os alunos do Curso Técnico em Agropecuária, as fazendas da SLC Agrícola no país, o tipo de produção em cada unidade, e deu explicações técnicas sobre a seleção de estagiários. A SLC possui o Programa Acolher, que se destina a seleção de estagiários para as unidades espalhadas por estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Maranhão, etc.


Segundo Maximino, durante os quatro anos de curso tentou aproveitar o máximo de informação repassada pelos professores, sempre acompanhando as atividades oferecidas. "Escolhi o curso de Agropecuária, porque sempre morei com meus pais no campo, cultivando a terra, então tenho certa paixão em produzir, entender o que faz a terra produzir alimentos, ou seja entender melhor quais são as formas de produção, como produzir, o que produzir, enfim depois de aprender tudo isso quero através do meu trabalho repassar essas informações aos produtores, evitar que eles não parem de produzir, pois caso isso aconteça não teremos o que comer"!

O estágio curricular terá início no dia 07 de fevereiro de 2013, e se estenderá por seis meses. Na fazenda Paiaguás, Maximino receberá alimentação e moradia, além de uma bolsa no valor de R$ 622,00. Segundo o responsável pelo setor de estágios do Câmpus Santo Augusto, Diego Guimarães Nunes, "esta é uma oportunidade única de aprendizagem, pois além de ser remunerado, o estagiário estará aprendendo na prática como é o trabalho em uma grande empresa agrícola, e ainda caso desempenhe um bom estágio, poderá ocorrer a efetivação na empresa".

Texto:Carla Maron

Foto: Maximino Lansana com o Direto César .

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

SEMENTES

''Deus deu a todos uma porção de sementes 
das mais belas flores,
e a diferença entre aqueles que viverão num lindo jardim
e aqueles que viverão em terreno triste e seco,
muitas vezes é apenas uma coisa chamada humildade
para levar as mãos à terra para semear o chão.''

(Augusto Branco)

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Campus Santo Augusto recebe o Grupo de Teatro a Turma do Dionísio

Blog da Turma do Dionísio: http://aturmadodionisio.blogspot.com.br/


No dia 27 de novembro o IF Farroupilha - Câmpus Santo Augusto recebeu o grupo de teatro "A Turma do Dionísio" que apresentou para alunos e servidores, em duas sessões (10h e 15h30), no auditório da instituição, a peça "Quem faz gemer a terra", adaptação do romance do autor gaúcho, Charles Kiefer. Na peça, Mateus, filho de agricultores, conta a sua história: as brincadeiras de guri, as lidas na lavoura, a tentativa de dar certo na vida, os amores, a perda da terra amada, as incertezas do cárcere.

O ator da peça, Jerson Fontana, trabalha com teatro desde 1981, já tendo encenado mais de 20 espetáculos de teatro no Brasil, Argentina, Polônia, Suíça, França e Itália. Na sua formação conta com cursos ministrados por profissionais do Brasil e do exterior. É professor de Cursos de Teatro e autor do livro A Montagem do Espetáculo de Teatro.

O grupo de teatro "A Turma do Dionísio" foi fundado em 1º de janeiro de 1986, no município de Santo Ângelo-RS. Encenou 20 espetáculos de teatro e 30 esquetes e performances e seus integrantes já realizaram mais de 1700 apresentações, atingindo um público superior a 485 mil espectadores no Brasil (estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo), na Argentina, Bolívia, França, Suíça, Polônia e Itália.

A vinda Da Turma do Dionísio deu-se a partir do projeto de pesquisa "A ampliação do repertório histórico-cultural dos alunos", desenvolvido pela professora Maria Aparecida Lucca Paranhos, com o 3º e 4º anos do Curso Técnico em Agropecuária. O projeto surgiu em função do pouco interesse dos alunos pela leitura e na convicção de que esta é uma habilidade fundamental na sociedade contemporânea.

A partir disso, buscaram-se alternativas para provocá-los a ler. Foram selecionadas, portanto, algumas obras que comunicam a este universo local, especialmente rural, dentre elas, O Pêndulo do Relógio e Quem Faz Gemer a Terra, de Charles Kiefer e a Triologia do Gaúcho a Pé de Cyro Martins. Foram produzidas análises, discussões, relações com outras áreas do conhecimento, a fim de que significassem suas leituras e escritas. A vinda do grupo de teatro, financiada pela taxa de bancada do projeto de pesquisa, veio dar sua contribuição nesta discussão.

As turmas em que Maria Aparecida leciona, não só do Técnico em Agropecuária, mas também dos demais cursos, leram a obra de Kiefer, produziram análises escritas sobre algumas questões e a partir do espetáculo serão feitas discussões e produções escritas que serão publicadas no blog do grupo rumosdolerescrever.blogspot.com que é um espaço virtual onde são socializadas as escritas e promovidas interações acerca das atividades realizadas com os grupos.

Encantada com a receptividade dos alunos, Maria Aparecida diz: "Portaram-se de maneira sublime no espetáculo! A interação, os risos, os silêncios, as expressões faciais revelavam o envolvimento e a concentração no texto que estava sendo encenado. Também os professores acolheram a ideia, não só assistindo à peça, mas também discutindo a temática a partir do olhar da sua disciplina. Aos poucos vamos pensando o ensino de maneira mais integrada, por meio dessas práticas. A ideia é intensificar essas ações no próximo ano. Com outras que já aconteceram ao longo do ano, o Câmpus passa a ser referência de espaço de cultura em Santo Augusto, onde formamos, além de técnicos qualificados, sujeitos de história, desejos, sentimentos e cultura".

Maria Aparecida compara a arte como fruição estética a uma ceia muito requintada oferecida aos alunos. "Não se trata de uma refeição fast-food, preparada em poucos minutos, do mesmo jeito para milhões de pessoas. Trata-se de um cardápio em que se escolhem os ingredientes, as ervas que darão o sabor, os talheres, os pratos, decora-se a mesa... E chegam os convidados para partilhar a refeição. Precisamos educá-los a essa fruição, possibilitar-lhes esse prazer. A literatura, o teatro, o cinema, a música são expressões artísticas que favorecem esse processo de formação".

(Carla Maron)

Jornalista do Instituto Federal Farroupilha -

Câmpus Santo Augusto