terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Campus Santo Augusto recebe o Grupo de Teatro a Turma do Dionísio

Blog da Turma do Dionísio: http://aturmadodionisio.blogspot.com.br/


No dia 27 de novembro o IF Farroupilha - Câmpus Santo Augusto recebeu o grupo de teatro "A Turma do Dionísio" que apresentou para alunos e servidores, em duas sessões (10h e 15h30), no auditório da instituição, a peça "Quem faz gemer a terra", adaptação do romance do autor gaúcho, Charles Kiefer. Na peça, Mateus, filho de agricultores, conta a sua história: as brincadeiras de guri, as lidas na lavoura, a tentativa de dar certo na vida, os amores, a perda da terra amada, as incertezas do cárcere.

O ator da peça, Jerson Fontana, trabalha com teatro desde 1981, já tendo encenado mais de 20 espetáculos de teatro no Brasil, Argentina, Polônia, Suíça, França e Itália. Na sua formação conta com cursos ministrados por profissionais do Brasil e do exterior. É professor de Cursos de Teatro e autor do livro A Montagem do Espetáculo de Teatro.

O grupo de teatro "A Turma do Dionísio" foi fundado em 1º de janeiro de 1986, no município de Santo Ângelo-RS. Encenou 20 espetáculos de teatro e 30 esquetes e performances e seus integrantes já realizaram mais de 1700 apresentações, atingindo um público superior a 485 mil espectadores no Brasil (estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo), na Argentina, Bolívia, França, Suíça, Polônia e Itália.

A vinda Da Turma do Dionísio deu-se a partir do projeto de pesquisa "A ampliação do repertório histórico-cultural dos alunos", desenvolvido pela professora Maria Aparecida Lucca Paranhos, com o 3º e 4º anos do Curso Técnico em Agropecuária. O projeto surgiu em função do pouco interesse dos alunos pela leitura e na convicção de que esta é uma habilidade fundamental na sociedade contemporânea.

A partir disso, buscaram-se alternativas para provocá-los a ler. Foram selecionadas, portanto, algumas obras que comunicam a este universo local, especialmente rural, dentre elas, O Pêndulo do Relógio e Quem Faz Gemer a Terra, de Charles Kiefer e a Triologia do Gaúcho a Pé de Cyro Martins. Foram produzidas análises, discussões, relações com outras áreas do conhecimento, a fim de que significassem suas leituras e escritas. A vinda do grupo de teatro, financiada pela taxa de bancada do projeto de pesquisa, veio dar sua contribuição nesta discussão.

As turmas em que Maria Aparecida leciona, não só do Técnico em Agropecuária, mas também dos demais cursos, leram a obra de Kiefer, produziram análises escritas sobre algumas questões e a partir do espetáculo serão feitas discussões e produções escritas que serão publicadas no blog do grupo rumosdolerescrever.blogspot.com que é um espaço virtual onde são socializadas as escritas e promovidas interações acerca das atividades realizadas com os grupos.

Encantada com a receptividade dos alunos, Maria Aparecida diz: "Portaram-se de maneira sublime no espetáculo! A interação, os risos, os silêncios, as expressões faciais revelavam o envolvimento e a concentração no texto que estava sendo encenado. Também os professores acolheram a ideia, não só assistindo à peça, mas também discutindo a temática a partir do olhar da sua disciplina. Aos poucos vamos pensando o ensino de maneira mais integrada, por meio dessas práticas. A ideia é intensificar essas ações no próximo ano. Com outras que já aconteceram ao longo do ano, o Câmpus passa a ser referência de espaço de cultura em Santo Augusto, onde formamos, além de técnicos qualificados, sujeitos de história, desejos, sentimentos e cultura".

Maria Aparecida compara a arte como fruição estética a uma ceia muito requintada oferecida aos alunos. "Não se trata de uma refeição fast-food, preparada em poucos minutos, do mesmo jeito para milhões de pessoas. Trata-se de um cardápio em que se escolhem os ingredientes, as ervas que darão o sabor, os talheres, os pratos, decora-se a mesa... E chegam os convidados para partilhar a refeição. Precisamos educá-los a essa fruição, possibilitar-lhes esse prazer. A literatura, o teatro, o cinema, a música são expressões artísticas que favorecem esse processo de formação".

(Carla Maron)

Jornalista do Instituto Federal Farroupilha -

Câmpus Santo Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário