No dia 15 de maio, nós alunos do terceiro ano do curso técnico em agropecuária, durante as aulas de português, tivemos conhecimento sobre a ''carta do leitor'', um texto disponível em jornais e revistas, e que muitas vezes passa despercebido, mas tem importância para o exercício da cidadania.
Durante as aulas, a turma recebeu jornais, cujo objetivo era identificar a carta do leitor. Devido à falta de conhecimento da turma sobre esse tema, tivemos dificuldades até para encontrar o gênero no jornal, mas a professora nos ajudou, explicando-nos sobre o que era, e as característica dessa carta. Após identificarmos as cartas nos jornais, todos realizaram uma leitura em voz alta, cada texto foi abordado e discutido pela turma.
Após a leitura, cada aluno escolheu uma notícia do jornal que causou indignação, para escrever sua carta expressando sua opinião. É um texto mais reduzido, com uma linguagem formal e trazendo o ponto de vista do leitor, deve conter a opinião e até mesmo críticas. O destinatário é o editor do jornal e também outros leitores. Através da carta do leitor, podemos nos manifestar sobre certo assunto, se discordamos ou se apoiamos, enfim, para nós foi algo muito prazeroso de fazer.
Os resultados dessa aula diferente, foram muitos bons, houve grande interação da turma com a professora, e todos demostraram grande interesse pela atividade desenvolvida. Após a criação das cartas enviamos os texto para o jornal Zero Hora, para serem analisados, ou até mesmo aprovados para publicação no jornal.
Autora: Tainara Zientarski
3º ano agropecuária