segunda-feira, 20 de maio de 2013


Visita Técnica à UFSM...

DSC01120.JPG
No dia 8 de maio, os alunos do terceiro e quarto ano o curso Técnico em Agropecuária, realizaram uma viagem de estudos à Santa Maria,  na Universidade Federal de Santa Maria. O objetivo foi de acompanhar palestras relacionadas com bovino de corte e forragem, participando  da 22º EENCORTE (Encontro sobre Bovinocultura de Corte) no CCR (Centro de Ciências Rurais da UFSM) 
A 22º ENCORTE oferece palestras sobre Bovinocultura de Corte, assunto que é tratado na disciplina de Produção de Animais de Grande Corte, oferecido pela professora Edna aos alunos do terceiro e quarto anos do Técnico em Agropecuária do câmpus Santo Augusto. Os assuntos tratados foram:


- Administração agropecuária em tempos de incertezas


- Terminação a pasto com e sem suplementação em pastagens naturais e cultivadas


- Produção de terneiros, dentro e fora da porteira


- Da implantação ao manejo – como otimizar os custos do seu recurso forrageiro

- Manejo sanitário em bovinos de corte
- Produção pecuária em áreas de várzea e banhado


DSC01121.JPG



Após o evento, o grupo visitou o campus da UFSM, nas áreas e cursos agrícolas. As turmas se surpreenderam  com a estrutura que o câmpus, os alunos observaram detalhes de uma análise de solo e conheceram demais laboratórios. Após, conheceram a área onde se localizam os açudes, as criações de ovelhas, cavalos e bovinos. A viagem proporcionou aos alunos a possibilidade de conhecer uma das universidades mas conceituadas do Rio Grande do Sul. As turmas tiveram a oportunidade de aumentar seus conhecimentos técnicos, que no futuro serão utilizados ao exercerem a profissão de Técnico em Agropecuária.

                                                                                                   Tainara Zientarski


DSC01128.JPG


DSC01131.JPG


10 comentários:

  1. No dia 8/05 o terceiro e o quarto ano do Técnico em Agropecuária, fomos fazer uma visita técnica no Câmpus da UFSM, tendo várias palestras sobre bovinos de corte, com terminações a pasto e com suplementação( ração e volumosos), com uma linguagem técnica muitos bem compreendida . Após as palestras, os alunos juntamente com a ex-aluna da Universidade, a professora Edna Nunes, fomos visitar o Museu de solos, nas dependências da universidade, onde ficamos muitos surpresos, por tantos materiais de pesquisa, englobando todos os tipos de solos do Estado do RS. Também logo após fomos visitar todos os setores da área de agropecuária, as estruturas que proporcionam grande aprendizado profissional, com animais para experimentos na parte de veterinária...
    As estruturas apresentadas na universidade, nos traz um relato sobre, como é o nível de conhecimento, que os alunos são submetidos...
    Pedro Samuel de Mello
    3º Agro

    ResponderExcluir


  2. A visita à universidade de Santa Maria a UFSM nos proporcionou um conhecimento um pouco mais avançado do que estamos acostumados a ver no nosso dia a dia ,com os temas propostos nas palestras como bovino de corte e forragens ,visitamos a UFSM ,vimos como são feitas as amostras de solos o que precisa para um laboratório de solos,e conhecemos o museu de solos com uma previa explicação dos vários tipos de solos. Isso possibilita para nós estudantes aprendermos um pouco mais com essa visitas técnicas.
    Isabela Gonçalves da Silva

    ResponderExcluir
  3. Esta viagem para a UFSM foi ótima, pois além de ter o privilégio de conhecer uma das melhores universidades do estado, também adquirimos aprendizado sobre as áreas de produção animal, principalmente na área de bovino de corte e bovino de leite.
    Na visita a UFSM conhecemos o laboratório de solos da universidade, onde é realizada a análise química das amostras de solo, também visitamos o museu dos solos onde há amostras dos tipos de solos existentes no estado. Conhecemos as áreas de experimento dos cursos de agronomia, zootecnia e veterinária. Essa visita ampliou nossos conhecimentos na área técnica e também provocou nosso desejo de estudar ainda mais, quem sabe na UFSM.
    Emerson de Alvarenga.

    ResponderExcluir
  4. No dia 08/05/13 realizamos uma visita para a UFSM de Santa Maria, onde podemos participar das palestras que foram muito importante para aprimorar nossos conhecimentos logo após as palestras, saímos para conhecer a estrutura desta universidade que apresentava grandes áreas para animais, como ovelhas, cavalos, bovinos, é ver a área onde se localizava os açudes, e também conhecemos o laboratórios de análise de solo.
    Jonathan Oben
    3º Agro

    ResponderExcluir
  5. Nesse dia tivemos muitos conhecimentos técnicos produção de gado de corte e sua alimentação,também conhecemos o museu do solos que tem muitas variedades de solos pertencentes no nosso estado.
    Logo após fomos ver o setor de agropecuária que tem animais como equinos,bovinos ,ovinos, piscicultura e também foi vista a horta que é cultivada na universidade.
    Essa viagem possibilitou um aumento nos meus conhecimentos e também vai me ajudar futuramente como técnico em agropecuária e quem sabe daqui um tempo eu esteja estudando lá na UFSM.
    Diego Palm

    ResponderExcluir
  6. A viagem à UFSM ampliou nosso conhecimento técnico sobre bovinos de corte e forragens, além de nos provocar uma enorme vontade de futuramente ingressarmos em uma faculdade. O câmpus tem uma estrutura enorme, visitamos o museu de solos o mais antigo do Rio Grande do Sul, onde se encontram todos os tipos de solos da região.
    Fernanda Franciconi
    3º agro

    ResponderExcluir
  7. As palestras foram muito importantes para nossa aprendizagem. Ampliamos nos conhecimentos sobre a importância de um bom manejo animal nas propriedades, hoje. visitamos o único musel de solos do RS ,que contem todos os tipos de solos existentes da nossa terra ,e so existe na UFSM.Visitamos as lindas estruturas da piscicultura ,um lugar muito bem manejado.
    Erickson Figur

    ResponderExcluir
  8. A visita dos alunos do técnico em Agropecuária à UFSM foi realmente muito proveitosa. abriu-nos uma nova visão para pastagens nativas, e suplementação como uma forma fácil de aumentar a produtividade. As viagens de estudo nos abrem novos horizontes, novas opiniões, nos oportunizam a termos um conhecimento mais diversificado, para cada região, cada agricultor, sabendo as medidas certas a serem tomadas em cada situação.

    Atenciosamente Tainara Zientarski
    3° ano Agropecuária

    ResponderExcluir
  9. viagem técnica do curso Técnico em Agropecuária a UFSM, foi muito boa, tendo conteúdo de palestras facilmente compreendidas. Após as palestras, os alunos juntamente com a ex-aluna da Universidade e nossa professora Edna Nunes, fomos visitar as dependências da universidade, principalmente a área da piscicultura, ovinos, equinos, bovinos... estruturas imensas, que proporcionam grande aprendizado profissional.

    Atenciosamente:
    Evandro Langner Bueno

    ResponderExcluir
  10. Bom dia!
    Nossa viagem a UFSM foi muito boa, principalmente para ampliar nosso conhecimento técnico sobre bovinos de corte e forragens. E também nos incentivou muito para futuramente ingressarmos em uma faculdade

    ResponderExcluir