quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Semana da Agropecuária

O Instituto Federal Farroupilha - Câmpus Santo Augusto realiza de 07 a 11 de outubro, no auditório da instituição, no turno da tarde, a Semana da Agropecuária, voltada para os alunos do Curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio.
Na programação, no dia 07, será realizada a abertura oficial, seguida pela palestra "Fruticultura no Contexto Regional", com o Engenheiro Agrônomo João A. Boaro; no dia 08, "Agricultura de precisão", com os Engenheiros Agrônomos Dr. Antônio Luis Santi e Luciano Malgarin; no dia 09, "Formação de Preço das Culturas Agrícolas", como o professor da Unijuí, Dr. Argemiro Luis Brum; no dia 10, "Semeadoras", com o Engenheiro Agrônomo Marcelo Silveira de Farias; dia 11, "Princípios de Inseminação Artificial", com Herton Lima, e "Boas Práticas na Indústria de Embutidos", com a Tecnóloga em Agronegócio Bruna Camila Franceschi.

20 comentários:

  1. No dia 10 do mês de outubro, nós alunos do Téc. Agropecuária tivemos uma grande palestra com Dr. Argemiro Luis Brum, que falou sobre a formação dos preços agrícolas.
    Durante seu diálogo, comentou sobre a capacidade produtiva de nosso país, que na safra 2013/2014 teremos a liderança mundial de produção de soja, que chegará a 88 milhões de toneladas, contra 86 milhões dos EUA (caso não ocorra interferências climáticas). Além disso comentou sobre as tendências dos preços para esta safra e também como funciona a Bolsa de Chicago a qual, tem total influência sobre os preços dos produtos aqui do Brasil. A palestra trouxe a realidade de como ocorre o movimento dos produtos no mercado interno e externo com todas as particularidades de interferências, como por exemplo logística.
    Argemiro é um grande especialista no assunto e sua palestra trouxe de forma clara um novo aprendizado contribuindo para os alunos do Tec. Agropecuária, principalmente aos formandos que devem estar atentos a estes assuntos de mercado.

    Débora Aline Lacks - 4º Agro.

    ResponderExcluir
  2. A semana da agropecuária foi realizada do dia 07 a 11 de outubro no auditório do IFF campus Santo Augusto.
    Neste evento ocorreram várias palestras mas me identifiquei mais com a palestra sobre Formação de Preço das Culturas Agrícolas, como o professor da Unijuí, Dr. Argemiro Luis Brum,nesta palestra o professor descreveu como se formam os preços das commodities agrícolas. Nestas commodities exitem categorias para tipo de cultura, também aprendemos como calcular os preços das commodities quando são lançadas da bolsa de valores tanto das bolsa do Brasil, a IBOVESPA, quanto as bolsas de valores do EUA que são as que têm mais importância para a cotação de nossos produtos agrícolas.
    Por esses aspectos, esta palestra foi bem proveitosa pois colaborou para nossa aprendizagem. Foi uma discussão bem clara e detalhada com explicações precisas, com exemplos práticos como dos preços da soja. Eu recomendo pois nos trouxe novas práticas para adicionarmos em nosso cotidiano.

    Gustavo Wichinheski

    ResponderExcluir
  3. No dia 08/10, foi realizada uma palestra com os engenheiros Agrônomos Dr. Antônio Luis Santi e Luciano Malgarin, no IFF campus Santo Augusto, para todos os alunos do técnico em agropecuária. A discussão teve o propósito de apresentar de um modo mais objetivo a agricultura de precisão, um elemento que vem ganhando importância no mercado agrícola.
    A técnica de precisão consiste em avaliar diretamente, as necessidades, do solo, o monitoramento de perdas, seja na colheita, ou na pulverização, tentando aumentar a produtividade e a qualidade do produto, e diminuir as perdas. Porém, segundo Malgarin, essa técnica necessita de pessoas especializadas, seja para a retirada de amostras de solo e suas interpretações, ou para a montagem de mapas e tabelas, computadorizadas.
    O palestrante argumentou que, apesar de essa tecnologia ser importante para a produção agrícola, ela ainda não está acessível a todos os tipos de produtores, pois necessita de equipamentos de elevado custo, sendo viável para produtores que possuam mais de 200 hectares.
    Entretanto, é possível utilizar essa técnica sem esses equipamentos, o resultado não será o mesmo, todavia a estudos que indicam que mesmo assim o aumento na produção é significativo.
    Por isso, é recomendável que os agricultores procurem empresas especializadas em agricultura de precisão, para se informarem se é viável a sua implantação na propriedade,se é necessário a compra de equipamentos, pois cada vez mais a busca por uma produção de qualidade, e sucesso, vem sendo exigida de mercado consumidor.
    Por ser um assunto importante, foi fundamental para o entendimento do assunto o uso de exemplos práticos realizados em propriedades que a empresa atendia. Além de apresentar uma discussão clara e precisa que facilitou o entendimento do alunos.
    Andrei Colling, 4° Agropecuária

    ResponderExcluir
  4. Do dia 7 ao 11 de Outubro aconteceu a semana acadêmica da agropecuária no Instituto Federal Farroupilha com várias palestras no decorrer da semana, mas a que mais me chamou a atenção foi a palestra do dia 7 com o Engenheiro Agrônomo João A. Boaro, que falou sobre a Fruticultura.
    Um dos assuntos abordados na palestra foi sobre os problemas que o fruticultor pode encontrar que é a falta de mão de obra especializada ou qualificada para trabalhar nos pomares, os problemas fitossanitários, a concorrência com outras atividades agrícolas e a falta de pesquisa. Além disso, apresentou também algumas questões que é preciso levar em conta na hora de se instalar um pomar que são: planejamento integrado e participativo, linha de credito compatível, mecanismos de acesso ao mercado e pesquisa local.
    Além disso, essa foi uma palestra muito clara e objetiva, onde os alunos foram até o pomar e la o senhor João A. Boaro explicou um pouco sobre poda de condução.
    Eu recomendo que essa palestra seja apresentada nos próximos anos para as próximas turmas que virem estudar no IFF.
    Lucas Francisconi
    4° agropecuária

    ResponderExcluir
  5. Do dia 7 ao dia 11 aconteceu no Instituto Federal Farroupilha - Câmpus Santo Augusto a semana da agropecuária a qual abordou diversos assuntos de nosso interesse para o enriquecimento de nosso conhecimento técnico e pratico neste contexto.
    Dentre as palestras, a que mais me chamou atenção foi a de fruticultura no contexto regional, apresentada pelo engenheiro agrônomo João A.Barro o qual apresentou vários fatores envolvidos na fruticultura.
    Dentre eles, destacam-se as ameaças causadas principalmente por problemas foto sanitários, concorrências com outras atividades agropecuárias e insuficiência de assistência técnica.
    Neste contexto, foram apresentadas medidas para se melhorar estes aspectos, dentre elas planejamento,capacitação dos produtores e técnicos além de ordens de mercado.
    Posteriormente, foi desenvolvida uma prática no pomar, mostrando podas de condução de primeiros anos.
    Mediante estas informações recomendo esta palestra bem como as outras para as turmas posteriores para contribuam para sua aprendizagem .
    Guilherme Adoryan
    4°agro

    ResponderExcluir
  6. A semana da agropecuária, abordou vários temas muito interessantes que tinham como base demonstrar com mais clareza as temáticas de cada área.
    Teve como destaque a palestra do dia 10, com o engenheiro agrônomo Marcelo Silveira de Farias , pela parte da manhã que abordou o assunto "Regulagem de semeadoras". O palestrante argumentou sobre a regulagem de implementos agrícolas, como por exemplo de semeadoras e um pouco sobre colhedoras autopropelidas de grãos, também sobre pulverizadores autopropelidos. Entretanto o professor entrou mais em detalhes, nos pontos de como regular uma semeadora, peças, adaptações e outras variações marcas. Convém pontuar também, que ao término da palestra teve uma demonstração pratica de regulagem de semeadora que, apesar do grande número de alunos a demonstração foi excelente e de muito proveito.
    A experiencia da palestra foi muito boa, uma das melhores que os alunos já presenciaram e, recomendo não só esta palestra como as outras que demonstram e trazem vários pontos da nossa realidade.

    Christian Felipe de Oliveira 4° agropecuária

    ResponderExcluir
  7. Referente à palestra ''Fruticultura no Contexto Regional" apresentado pelo Eng. Agrônomo João A.Boaes, foi um assunto de grande importância. A fruticultura pode possibilitar uma fonte de renda para um fluxo grande de produtores.Tanto obtida como uma cultura complementar, gerando um lucro extra, quanto uma fonte de renda principal.
    Todas as informações adquiridas sobre este assunto, foram muito importantes, sendo a fruticultura, um campo que está crescendo de uma forma muito grande. Mas sempre realizada da maneira mais correta possivel o manejo da cultura, podendo obter-se um produto de melhor qualidade. Por exemplo: a importância de aplicar inseticidas, podendo ocorrer grandes danos na frutas, que pode comprometer a cultura se não for tratada da maneira correta.
    Foi uma palestra bem clara e de boa compreensão, passando pelo pomar para uma explicação prática.
    Sabrina dos Santos Silva.

    ResponderExcluir
  8. Durante os dias 07 a 11 de outubro, ocorreu no Instituto Federal Farroupilha - Câmpus Santo Augusto a semana da agropecuária, com diversas palestras e atividades práticas voltadas ao ensino-aprendizagem dos alunos do curso Técnico em Agropecuária. Mas, uma das palestras de maior importância foi "O planejamento de silagem para a pequena propriedade", a qual foi ministrada pelo Professor da UFPEL, Dr. Otoniel Geter Lauz Ferreira, que demostrou a importância de se fazer a produção de silagem, que serve para a alimentação de animais.
    Otoniel destacou que é preciso tomar alguns cuidados na realização, pois, existem recomendações técnicas que devem ser seguidas para que se possa ter uma silagem de alta qualidade para se fornecer aos animais, principalmente na pequena propriedade.
    Os produtores rurais utilizam a silagem para alimentar seus animais, o que serve ainda como suplemento na alimentação em períodos de escassez de alimento. A planta de milho é a principal cultura utilizada para se fazer silagem e deve apresentar boa digestibilidade e grãos com alta concentração de amido que é fonte de energia aos animais.
    Além disso, o ponto ideal de se fazer a colheita para ensilar o milho é quando os grãos estão em estágio farináceo a farináceo duro, ou seja, 1/2 a 2/3 da linha do leite. O tamanho ideal das partículas deve ser de 2 a 2,5 cm o que ajuda no processo de compactação e proporciona uma melhor fermentação da silagem.
    Portanto, se realizadas todas as recomendações técnicas para a produção de silagem iremos obter um alimento volumoso com alta digestibilidade e porcentagem de energia, o que proporcionará um maior ganho de peso ou produção de leite aos animais e que irá refletir no bolso dos produtores que com a realização de uma prática simples, poderão obter elevados rendimentos produtivos e financeiros.
    Além disso, eventos como esse servem para aumentar nossos conhecimentos e nos mostrar novos horizontes, que muitas vezes tão longe mas também tão perto, só nos resta abrir os olhos e enxergar e tomar a iniciativa de fazer.
    Cassiano Melo de Moura

    ResponderExcluir
  9. Nos dias 7 a 11 de outubro,ocorreu no Instituto Federal Farroupilha-Campus Santo Augusto,a semana de agropecuária.Durante esses dias diversas palestras foram apresentadas aos alunos,dentre elas a que mais me chamou a atenção foi a palestra com o professor Marcelo Silveira de Farias, que abordou o assunto, REGULAGEM DE SEMEADORAS.
    Também nos explicou os termos corretos que devem ser usados para cada implemento,então a maquina que tem objetivo de plantar semente é a semeadora, e a que tem finalidade de plantar mudas é plantadora.
    Na parte teórica nos apresentou diferentes tipos de semeadoras,sendo elas de arrasto e as de engate no terceiro ponto do trator.Já na parte prática nos foi mostrado as diferentes partes da semeadora e suas finalidades.
    Foram também apresentados os diferentes tipos de cálculos, realizados para se ter a população desejada de plantas viáveis por hectare.
    Diego Palm 3° Agropecuária

    ResponderExcluir
  10. Na Semana Acadêmica, dos técnicos em agropecuária, no dia 10, foi abordado o assunto "Regulagem de semeadouras", com o palestrante Engenheiro Agrônomo Marcelo Silveira de Farias abordou a temática, sobre a regulagem de implementos agrícolas, semeadoura, colhedoras autopropelidas de grãos e sobre pulverizadores autopropelidos. Argumentou sobre com se regula uma semeadoura, quais são os tipos de produtos disponível no mercado e a importância do técnico saber operar e regular os implementos.
    A palestra proporcionou um amplo aprendizado, principalmente para nós formando, pois mostra como é a realidade na propriedades e quais são as dificuldades que os produtores encontram.
    Pedro Samuel 3°ano Agropecuária

    ResponderExcluir
  11. Na semana acadêmica do curso técnico em agropecuária, foram realizadas diversas palestras aos alunos do curso.
    Nas diversas palestras que tivemos a que me chamou mais atenção foi a sobre Formação de Preços das Culturas Agrícolas, que teve como palestrante o professor da UniIjuí , DR. Argemiro Brum, nesta palestra apendemos que o preço dos EUA e transformado para Brasil de modo que o Dólar passa a ser Real, vimos também como e realizado o calculo para determinar o preço do produto .
    Esta palestra foi muito importante pois se tratava de um tema pouco conhecido para todos nos no qual o palestrante pode fazer uma ampla discussão, tendo uma grade interação entre o palestrante e os demais .
    Jonathan Fabricio Obem , 3° Agropecuária

    ResponderExcluir
  12. Durante os dias 7 a 11 de outubro, ocorreu no Instituto Federal Farroupilha-Câmpus Santo Augusto a semana da Agropecuária, com diversas palestras voltadas a área da agricultura. Mas, a de maior importância foi a do Dr.Argemiro Luis Brum, onde abordou sobre formações de preços agrícolas.
    O palestrante deu mais ênfase à cultura da soja, onde comentou que o Brasil se tornará o líder mundial na safra 2013/2014, passando dois milhões de toneladas a frente dos EUA, isso se não acontecer interferências climáticas. Além disso, argumentou que nos últimos anos teve interferências no mercado, um exemplo disso foi à troca da banha pelo óleo de cozinha (azeite), com isso passou se a produzir só porco carne.
    Ao decorrer da palestra o palestrante nos ensinou com funciona a Bolsa de Chicago a qual, tem total influencia sobre os preços dos produtos aqui no Brasil, onde e transformado de dólar para real e de bucha para peso.
    Mediante estas informações do Dr.Argemiro recomendo esta palestra e também as outras para alunos que estão por virem a estudar no IFF, por ser um assunto que contribui muito para nosso aprendizado, além de nós informarmos dos preços de mercado, querendo ou não vamos tem que estar por dentro destas informações, pois seremos técnicos.
    Rafael Baraldi, 3° Agropecuária

    ResponderExcluir
  13. Palestra com Prof. Argemiro Luis Brum
    Formação de preço
    Esta palavra foi nos dada na 4 semana do técnico em agropecuária ,afins de ensinar os futuros técnicos a lidarem com as bolsas de valores,formação de preços de produtos agrícolas,exclusivamente a soja,o principal grão de busca de outros países,como a China,Estados Unidos e outros.
    O professor doutor,nos falou como um técnico pode fazer diferença dentro de uma propriedade,apenas lidando com as formações de preço .Ele nos mostrou que a venda de produtos e como se fosse uma loteria ,e muito difícil de acerta quando o preço estará no seu máximo e quando ele vai baixar.Por isso e importante o técnico saber a hora certa de vender seu produto,porque todos esse produtos sofrem variações,apresentados na Bolsa de Chicago,um indicador essencial para nos mostrar a hora certa de nós vendermos nossos grãos e produtos.
    Excelente fala ,o que nos foi passado certamente nos ajudara como técnicos e ajudar algum produtor a ganhar mais dinheiro.


    ERICKSON FIGUR 3°AGRO

    ResponderExcluir
  14. As palestras disponibilizadas aos alunos na semana acadêmica do curso Técnico em Agropecuária foram excelentes, por nos oferecerem um conhecimento que ainda não tínhamos em nosso aprendizado técnico do curso. Dei grande ênfase nas palestras de regulagem de implementos agrícolas, mais especificamente semeadoras e pulverizadores.
    O palestrante da empresa Planta Sul foi quem nos ensinou como fazer a regulagem de um pulverizador, foi claro e objetivo em sua fala. Explicou os componentes do pulverizador: barras, filtros, bomba bicos de vazão, etc. E o mais importante como fazer a regulagem para ter a mínima quantidade de perda na aplicação e maior lucratividade no final.
    Já na palestra de regulagem de semeadoras, foi de mais fácil compreensão para nós alunos do 3°, pelo fato que tivemos uma disciplina em que efetuamos a regulagem de uma semeadora. Mesmo assim foi importante por termos aprendido mais profundamente sobre este implamento tão importante na agricultura que é a semeadora, o Eng. Agrônomo Marcelo Silveira Farias também comentou sobre a forma correta de se expressar a um implemento agrícola. Por exemplo, a semeadora, que é conhecida e chamada como plantadeira. Este termo está errado, é semeadora o correto porque ela realiza uma semeadura e a plantadeira, planta uma parte viva de outra planta.
    Ao final destas palestras deu para ter segurança que agora estamos preparados para o mercado de trabalho, aqui em nossa região que é forte produtora de grãos, um Téc. Agrícola é indispensável que não saiba fazer regulagem em implementos agrícolas. E um equipamento bem regulado com certeza o produtor estará lucrando na colheita e agredindo menos o meio ambiente com a menor utilização de agrotóxicos.

    Jardel Wagner, 3° Agro

    ResponderExcluir
  15. Nos dias sete a onze de outubro realizou-se nas dependências do Instituto Federal Farroupilha Câmpus Santo-Augusto, a Semana Acadêmica do Curso Técnico em Agropecuária. Durante a semana os alunos participaram de várias palestras relacionadas ao curso. Em minha opinião todas foram muito importantes para aprimorar nossos conhecimentos técnicos, mas a que me chamou a intenção talvez não tanto pelo aprendizado, mas pelo fato de a palestrante ser uma ex-aluna do curso de Agronegócio do Instituto Federal Farroupilha, demonstrando a valorização pelos alunos que estudaram ali e dando a oportunidade de voltar trazendo seus aprendizados e experiências. Quando ela começou a estudar no IFF sua família pensava em construir uma agroindústria familiar, mas não tinham nenhum conhecimento, e foi através de viagens e aprendizados adqueridos no IFF que a filha do casal juntamente com seus pais criam uma agroindústria de embutidos, e através de uma viagem a Expodireto em Não-Me-Toque oferecida pelo curso ela conseguiu uma exposição dos embutidos em Minas Gerais, onde conheceu uma mulher da Alemanha e oportunizou a ela passar um tempo lá onde pode adquirir novos conhecimentos e conhecer outras culturas.Essa palestra nos incentivou e nos mostrou as grandes oportunidades que o IFF nos oferece, nos mostrou também que temos um grande potencial como essa jovem que retornou ao IFF palestrando sobre a agroindústria que sua família abriu através dos conhecimentos dela, que com os conhecimentos adquiridos somos capazes de abrir nossa própria empresa, administrar o que é nosso e tudo o que aprendemos será útil em algum momento em nossa vida.
    Fernanda Francisconi 3º Agro

    ResponderExcluir
  16. Na quarta-feira dia 09/10 tivemos uma palestra com Dr Argemiro Brum, e ele falou sobre como é a formação de preços de certos produtos agrícolas como a soja por exemplo. Segundo Argemiro o preço é dado pela bolsa de valores agrícola de Chicago, na qual a soja é cotada em dólar (US$), e separado em bucha, na qual vai cerca de 27 Kg de soja. Tendo essas informações é possível saber o preço da soja por saca, mas devem ser feitos os cálculos de preço em reais, e por saca de 60 Kg que é o padrão do Brasil, no entanto, deve-se estar atento na bolsa de valores de Nova Yorque (US$), para saber a cotação do dólar, e na bolsa de valores agrícola de Chicago, porém nem sempre este será o preço real de venda da produção, pois devido ao tempo que a soja leva para sair do porto, o tempo de chegada, e a espera para descarregar o produto, diminui o preço da saca de soja.Argemiro tratou também sobre a tomada de decisão na hora da venda da produção da soja, o que também é extremamente importante para qualquer produtor que produza a soja, pois é desse período que se obtém os lucros da produção.
    Marcelo
    3° Agro

    ResponderExcluir
  17. Em sequência a semana acadêmica do curso Técnico em Agropecuária, aconteceu no dia 11 de outubro de 2013, no auditório do IFF Santo Augusto uma palestra sobre silagem ministrada pelo Professor Dr. Otonel, o qual abordou sobre escolha do hibrido, momento certo de fazer a silagem, tamanho de corte, dentre outros aspectos.
    A escolha do hibrido precisa ser adequado com o lugar, clima. Isso por motivos de que cada hibrido de milho se adéqua a certas regiões.
    O momento certo de fazer a silagem é quando o grão do milho estiver em ¾ da linha do leite, mais precisamente quando estiver passado de milho verde.
    Além disto, as partículas do milho a serem fragmentadas devem ter em media dois cm, para não se tornar um alimento tão miúdo.
    O professor Otonel também falou que para acontecer uma boa fermentação da silagem, é preciso que ela tenha sido bem compactada, além de bem vedada às entradas de ar.
    Esta foi uma palestra muito proveitosa, pois o palestrante era claro e fácil de ser entendido. Alem disto no intervalo havia um maravilhoso lanche, organizado pela coordenadora do curso.
    Angélica Barboza Fischer/ 3°ano Agropecuária.

    ResponderExcluir
  18. Durante a semana acadêmica de agropecuária, no dia 9 de outubro de 2013, ocorreu uma palestra com Algemiro Luiz Brum, onde foi discutido o assunto “O mercado e os preços nas culturas agrícolas”, no qual a principal cultura discutido foi a da soja.
    No início da palestra os alunos aprenderam sobre o conceito básico de mercado e como é influenciado os preços, onde a influência Nacional e do Mercosul, além do choque de ofertas e demandas são os principais variantes que dependendo deles temos um “preço” para determinado produto.
    Aprofundando o raciocínio sobre mercado foi discutido também a comercialização que é a compra e a venda de produtos. Sabemos assim que conforme a modernidade e a exclusividade tem realmente um preço muito superior, mas quando esse produto acaba se tornando mais comum e menos tecnológicos que outros, o preço desse tende a cair.
    Após esses conceitos derem discutidos aprofundamos nossa linha de raciocínio para a soja , que é um produto de extrema importância para a sociedade e para a economia nacional, isso porque a soja é rica em proteínas, produz farelo e óleo extremamente usados pela população. A soja é o produto de maior demanda e preço no mercado mundial.
    Os preços da soja variam com vários fatores esternos e internos; um deles é a concorrência, grande fator alterador de preço. Além disso, a oferta de estoques normativos como a Safra-Sul-América, e o Chineses como maiores consumidores do mundo também são responsáveis pela variação de preços conforme o ano. A responsável pelo preço da soja é a Bolsa de Cereais de Chicago, onde é discutido e analisado de modo mundial o preço dos cereais( analisados conforme demanda, preço do dólar, Concorrência e fatores externos ).

    Tainara Zientarski

    ResponderExcluir
  19. Semana do Técnico em Agropecuária

    Nos dias 7 à 11 de outubro, no Instituto Federal Farroupilha -Câmpus Santo Augusto, realizou-se nas dependências do mesmo a 4° Semana do Técnico em Agro pecuária, sendo elaborado com palestras e práticas. Nesses dias, foram dialogados temas referentes à disciplinas existentes no curso, sendo elas sobre Agricultura de Precisão, Produção de Embutidos, Fruticultura Regional, Regulagem de Máquinas Agrícolas e Formação de Preços.
    Todos esses temas foram explicados por profissionais bem qualificados em cada área de atuação, sendo esses temas facilmente entendidos devido à base que o curso oferece aos alunos. Todos os temas foram escolhidos por alunos do 3° e 4° ano do curso, visando as áreas futuras de atuação.
    O tema em que mais me interessei, foi a de Regulagem de Máquinas Agrícolas Semeadeiras, onde o palestrante abordou profundamente cada processo da semeadeira, explicando peças, como realizar uma regulagem, que quantidade de semente por metro linear... entre tantos outros assuntos. A prática realizada pelo mesmo foi de imenso prestigio, devido por já termos realizados aulas deste assunto, então foi possível retirar duvidas que a veriam ficado.
    Esse, um dos mais importantes assuntos que se necessita para o mercado do técnico hoje, onde a principal atividade cobrada/exigida do técnico é a regulagem das máquinas. A semana de palestras foi muito aproveitosa, sendo como principal objetivo, o melhor aprendizado possível dos alunos, esses futuros técnicos.

    Evandro Langner Bueno-3° Agro

    ResponderExcluir
  20. Durante os dias 7 a 11 de outubro, ocorreu no Instituto Federal Farroupilha-Câmpus Santo Augusto a semana da Agropecuária, com diversas palestras voltadas a área da agricultura."Regulagem de semeadoras". O palestrante argumentou sobre a regulagem de implementos agrícolas, como por exemplo de semeadoras e um pouco sobre colhedoras autopropelidas de grãos, também sobre pulverizadores autopropelidos. Outro ponto tratado na palestra foi o ponto ideal de se fazer a colheita para ensilar o milho é quando os grãos estão em estágio farináceo a farináceo duro, ou seja, 1/2 a 2/3 da linha do leite. O tamanho ideal das partículas deve ser de 2 a 2,5 cm o que ajuda no processo de compactação e proporciona uma melhor fermentação da silagem.
    Portanto, se realizadas todas as recomendações técnicas para a produção de silagem iremos obter um alimento volumoso com alta digestibilidade e porcentagem de energia, o que proporcionará um maior ganho de peso ou produção de leite aos animais e que irá refletir no bolso dos produtores que com a realização de uma prática simples, poderão obter elevados rendimentos produtivos e financeiros.
    Por esses aspectos, esta palestra foi bem proveitosa pois colaborou para nossa aprendizagem. Foi uma discussão bem clara e detalhada com explicações precisas, com exemplos práticos como dos preços da soja. Eu recomendo pois nos trouxe novas práticas para adicionarmos em nosso cotidiano.

    Cristian de Marchi 4° agropecuária;

    ResponderExcluir