terça-feira, 5 de novembro de 2013

ALUNOS DO 3º E 4º ANO DOS CURSOS TÉCNICOS ASSISTEM AO FILME "O TEMPO E O VENTO"

     Dentre as atividades desenvolvidas por meio do projeto de pesquisa "As linguagens da Arte e da Ciência e a ampliação da linguagem escrita dos alunos", foi prevista a ida ao Cine Glória de Três Passos, no dia 4/11, para assistir ao longa-metragem "O Tempo e o Vento". 

     Uma das obras do Modernismo Brasileiro é a trilogia do escritor gaúcho Érico Veríssimo “O Tempo e o Vento”. O Modernismo é estudado no 3º e 4º ano e este filme é uma adaptação do que é considerado um dos livros mais importantes da literatura brasileira. Possibilita, ainda, o contato com a obra por meio de outra linguagem muito rica, que é a do cinema. Também é uma forma de provocar novas leituras e estabelecer relações entre as diferentes linguagens. 

     Antes da sessão de cinema, os alunos trabalharam resenhas, crônicas e a sinopse do filme publicadas na imprensa para provocar os olhares e conhecer diferentes opiniões sobre a obra. A proposta interdisciplinar possibilitou também que outros professores desenvolvam suas visões acerca do tema.

     Há aspectos artísticos que emergem da linguagem cinematográfica e literária, mas o filme favorece pensar também questões de gênero, já que a história é contada do ponto de vista das mulheres. Além dos conteúdos previstos, possibilita a discussão deste tema transversal.

     De acordo com os PCN das Artes, “A educação em Arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico, amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação” (p.15). Além disso, afirma que a Arte é uma área do conhecimento educável e, portanto, função da escola possibilitar que as crianças e adolescentes vivenciem experiências nos diferentes campos da Arte. Acredita-se que oferecer aos alunos a possibilidade de assistir a filmes relacionados às temáticas discutidas possibilita-se tanto a apreciação quanto a reflexão sobre as diferentes linguagens da Arte, relacionando-as com as da Ciência.

                                                 (Texto elaborado por Maria Aparecida Lucca Paranhos)

28 comentários:

  1. O filme O Tempo e o Vento é um filme bom para ser assistido, principalmente para quem leu os livros se torna mais fácil entender as cenas, já para quem não leu, a obra se torna um pouco confusa e as vezes acaba distanciando o publico espectador da história, mas afinal resumir sete livros em duas horas não é uma missão nada fácil, são muitas cenas para serem mostradas em pouco tempo ficando muitos amanheceres. Mas apesar dos contratempos a obra O Tempo, e o Vento é uma excelente obra, além das belas imagens e cenário.
    Fernanda Francisconi, 3º Agro

    ResponderExcluir
  2. O filme o tempo e o vento é uma produção brasileira, adaptado da obra de Érico Verrísimo e retrata a história das famílias Terra Cambará e da sua oponente a família Amaral e entre meio as lutas destas duas famílias o filme mostra como ocorreu a formação do Estado do Rio Grande do Sul.
    Segundo críticos de cinema "o tempo e o vento" e um daqueles filmes que não conseguem superar a genialidade de seu livro, pois não foi feito para ser visto e sim para ser lido. Porém, como não pude ler o livro e somente tive a oportunidade de assistir o filme, não concordo de certa forma com as críticas que foram feitas ao filme, pois eu pessoalmente gostei bastante do filme, tanto por ter sido gravado em nosso Estado o que demostra as nossas belezas naturais e por retratar a história da formação do RS, que envolve lutas e batalhas em defesa da nossa terra e por apresentar personagens de alto gabarito o que enriquece a obra, além de uma excelente caracterização dos personagens, sonorização e efeitos especiais.
    Uma obra maravilhosa, eu assisti ao filme e o recomendo, pois tenho a certeza de que não irão se arrepender.

    Cassiano Melo de Moura - 4º ano do Curso Técnico em Agropecuária

    ResponderExcluir
  3. O filme o tempo e o vento, vem como uma forma de compilação dos Livros de Érico Veríssimo, é um filme bom de ser assistido. Este, trás a história das famílias Terra Cambará e Amaral, que tem um papel histórico na formação do estado do Rio Grande do Sul, além disso o filme retrata um pouco da cultura do estado, e dos aspectos linguísticos que até hoje são utilizados na região. Na minha opinião o filme não é melhor que as obras de Érico, há quem diga o contrário, mas como opinião cada um tem a sua, fica a cargo de cada um decidir qual é o melhor. Oportunidades de acesso à cultura são sempre válidas, e com certeza, o filme nos trouxe um grande enriquecimento cultural.

    Amanda Laís Pommer Ottonelli, 3ª Adm

    ResponderExcluir
  4. O filme Tempo e o Vento retrata um tempo de guerrilhas e combates que aconteceram aqui no Rio Grande do Sul, bem como o surgimento do mesmo, é mostrado como era o comportamento das pessoas e família, sendo que na trama principal, há duas famílias: os Terra Cambará e a família com que eles vêm a divergir no futuro, os Amaral. A história contada, não é uma copia fiel dos livros, pois, sofreu uma adaptação para os cinemas, as criticas a ele foram das mais variadas, porém, a relevância desse filme para os Gaúchos, é demasiadamente grande uma vez que, é um pouco da nossa história que é registrada no cinema, além de repassar para as novas gerações, como era o ambiente cultural, além dos costumes que sofreram algumas mudanças com o passar dos tempos.
    Willlian Soares, 3 º ADM

    ResponderExcluir
  5. Érico Veríssimo conseguiu e consegue até hoje tanto seguidores, quanto críticos. Alguns dizem que ele foi um grande escritor da história do estado do Rio Grande do Sul, outros que foi responsável por mitifica-la. É claro que devemos analisar a sua obra e a sua figura na constituição da história e da cultura rio-grandense, mas deve-se analisar com cautela e dividir o que é fato e o que é misticismo.

    Tamara
    3º adm

    ResponderExcluir
  6. Uma obra tão significante para a literatura brasileira, O tempo e o Vento, também retrata as belezas naturais do Rio Grande do Sul, sua demarcação e as espadas cruzadas entre muitas disputas. O filme, vem como uma adaptação da ilustríssima obra de Érico Veríssimo, e esse faz repercutir muitos comentários, afinal, ler o livro é uma tarefa essencial para um bom entendimento frente á televisão, ou cinema. Não só por se tratar de um evento diferente proporcionado aos alunos, esse trás consigo a constituição de um romance no Sul do Brasil , unindo elementos históricos culturais e sociais perante a época em que ocorre, bem como as influencias sofridas durante o período e que hoje são cultuadas despercebidamente.
    Aline Stiebe, 3º Adm

    ResponderExcluir
  7. O filme "O Tempo e o Vento" é uma adaptação da obra, com mesmo título, de Érico Veríssimo. Nos livros, ele conta uma história usando como plano de fundo o cotidiano Rio Grandesse. Com suas obras, ele conseguiu contar um pouco a história do Rio Grande do Sul de maneira leve e interessante por não ser o principal dos livros. Muitos leitores que não detinham o conhecimento do cenário histórico-social gaúcho e que provavelmente nunca se interessariam por isso, passaram a conhecer e admirar esta cultura.
    Stéfani C. Bender, 3° Administração

    ResponderExcluir
  8. O Tempo e o Vento obra de Erico Veríssimo, dividida entre O Continente, O Retrato e O Arquipélago contribuiu de forma mais que significativa na constituição histórico-social, pois retrata o nosso Rio Grande, caracteriza povos, com a personalidade e história de cada personagem e retrata as tantas batalhas ocorridas. O filme lançado recentemente O Tempo e o Vento de Jayme Monjardim baseado na obra literária de Erico Veríssimo, conta a história da família Terra Cambará e de sua principal opositora, a família Amaral, durante 150 anos. O filme não retrata tantos detalhes como na obra, obviamente porque em duas horas, tornou-se necessário, focar em alguns pontos, somente. Para mim, ter lido O Continente, ajudou de alguma forma na compreensão do mesmo. É uma boa forma, de ter algum conhecimento sobre essa importante obra brasileira, gaúcha, do grande escritor Erico Veríssimo.
    Tailine Breitenbach 3º ADM

    ResponderExcluir
  9. Érico Veríssimo escreve mais do que livros que contam histórias de pessoas, escreve obras com histórias de lugares, culturas, costumes e dificuldades de um povo que há muito tempo atrás precisava sobreviver às suas péssimas condições de vida. Para isso, escreve livros que abrangem desde pequenos fatos rotineiros do interior do Rio Grande do Sul até acontecimentos capazes de mudar drásticamente a vida dos habitantes, como por exemplo, a gravidez de Ana Terra, que ia totalmente contra os princípios da época. Érico consegue propor uma reflexão e um novo olhar da nossa realidade e também da evolução que ocorreu nos hábitos e princípios da sociedade. Além disso, retrata um pouco da história do Rio Grande do Sul através de fatos narrados no decorrer da obra e dos costumes dos riograndenses, como por exemplo o papel da mulher nese período e da sua pouca valorização perante o homem.

    Raquel Krupp dos Santos
    3º ADM

    ResponderExcluir
  10. O tempo e o vento é um filme bem interessante, adaptação do livro que leva o mesmo nome, retrata como funcionava o cotidiano gaúcho no passado, assim como a cultura que é fortemente apresentada no filme. Além da cultura, retrata um pouco da geografia do Rio Grande do Sul, bem como fatos históricos importantes como a Revolução Farroupilha, importante marco gaúcho.
    Pablo Lacorte 3º Adm

    ResponderExcluir
  11. Retratando uma época de muitas guerras e conflitos no Rio Grande do Sul, O Tempo e o Vento, uma obra de Érico Veríssimo auxiliou na constituição da história riograndense. O filme retrata a história de duas famílias, a família Terra Cambará e sua oponente a família Amaral, durante o decorrer da história muitos fatos importantes são citados que auxiliam quem não leu o livro a perceber um pouco melhor as grandezas riograndenses, também como as lutas e batalhas em defesa do Rio Grande.
    Sabrina Cordenunzi 3º Adm

    ResponderExcluir
  12. O filme "O Tempo e o Vento", adaptado da obra de Érico Veríssimo tem relevante importância. Um dos principais pontos a se considerar diz respeito a fatores históricos, já que descreve a formação de nosso estado, retratando essa parte importante da história do Brasil. Nesse sentido o filme traz um conhecimento um pouco condensado, porém, de fácil entendimento e que contribui de forma muito positiva para o conhecimento histórico - social do Estado do Rio Grande do Sul. Apesar de deixar alguns pontos "para trás", ressalta pontos que contribuem para a formação de nossa identidade gaúcha. Após ter assistido o filme é possível também traçar um panorama quanto ao papel da personagem feminina no filme e sua participação na construção da sociedade gaúcha. Isso é ressaltado especialmente através da personagem Ana Terra, pois apesar de ter pouco espaço social reservado como mulher, Ana Terra deu sua contribuição e pode garantir algumas condições de atuação do homem, como salientado nos instantes “críticos” de luta e conquista.

    Josiani Taís Levandowski da Veiga - 3º Adm

    ResponderExcluir
  13. A obra épica O TEMPO E O VENTO foi algo brilhante e fascinante escrito por Érico Verissimo, com todo o cuidado para nos reportar a um tempo distante, mais precisamente 150 anos, contando a história de três gerações da família Terra Cambará, através das personagens principais Ana Terra, Pedro Terra (seu filho) e Bibiana Terra. Rodeando essas personagens existem tantas outras importantes para a obra, como Pedro Missioneiro, Capitão Rodrigo Cambará e também os inimigos, os Amarais. Todas essas personagens e também os cenários descritos com maestria por Érico, conseguem caracterizar o típico gaúcho, índio macho que parte pra peleia, mas volta ao seu lar para estar com esposa e filhos, demonstrando o lado de lutas e sofrimentos mas também o lado bom do povo do sul do país, uma história antiga, mas que perpetua até os dias atuais, assim Érico contribuindo para a formação histórico-cultural do povo sul-riograndense ou simplesmente GAÚCHO.

    ResponderExcluir
  14. Fui ver o tempo e o vento, um filme de Jaime Monjardim, uma boa novelinha global. Érico Veríssimo além de escrever livros conta muitas histórias de pessoas, lugares e diferentes culturas. Uma dessas histórias foi contadas por Jaime Monjardim através do filme "O Tempo e o Vento", que são dramáticos acontecimentos do Rio Grande do Sul, como a gravidez de Ana Terra, que era contra os princípios da época e por isso foi excluída pelo seu pai. Por isso Érico consegue expor tudo isso no livro contando desde a gravidez de Ana até as batalhas da revolução farroupilha. Conta também papel da mulher nesse período e da sua pouca valorização perante o homem.
    Matheus Stormowski
    3º Adm

    ResponderExcluir
  15. O primeiro livro da trilogia O Tempo e o Vento de Érico Veríssimo, O Continente é considerado um marco para a literatura regional brasileira. No Romance, o sul do Brasil é retratado de forma única e elementos históricos dessa região do país são muito bem unidos a episódios e personagens. O Tempo e o Vento, adaptação ao cinema de Érico Verissimo que conta a história da formação do Rio Grande do Sul pela trajetória da família Terra Cambará durante dois séculos, talvez não se possa dizer que possua a mesma genialidade de Veríssimo. Pois por ser pouco tempo para “resumir” uma trilogia muito bem escrita sua duração é insuficiente para as grandes obras de Érico Veríssimo, contudo o filme dirigido por Jayme Monjardim é um bom filme.

    Taís Regina Müller, 3° ADM

    ResponderExcluir
  16. A adaptação da obra de Érico Verrísimo, obra de grande importancia principalmente para os gaúchos, O tempo e o vento, conta uma parte da história do Rio Grande do Sul através da saga das famílias Terra e Cambará. Érico é um notavel gaúcho que traz nesta obra um pouco da cultura e costumes dos gaúchos, o que tera a função de trazer conhecimento as novas gerações que atualmente não estam valorizando e de fato cultuando a nossa tradição, pois não se respeitam mais os costumes e valores. Seja tomando um chimarrão, um solitário bom dia e boa noite, também reunindo os amigos e família um churrasco de fundamento ou também ouvindo uma música regionalista um sentir as emoções de uma poesia. De fato simplesmente sentir a emoção de ser gaúcho com muito orgulho Érico nos faz relembrar estes costumes e a importancia de sermos gaúchos de ala e coração.
    DJORQUE DE LIMA 3° ADM

    ResponderExcluir
  17. Neste último semestre, fui ver o filme "O Tempo e Vento", de Jaime Monjardim, uma boa novelinha global. Foi uma atividade divertida e diferenciada das que fazemos normalmente na escola, pois houve a deslocação dos alunos até a cidade de Três Passos, o que promove, antes de tudo, a integração entre os colegas na viagem. Mas enfim, ´Rico Veríssimo foi e continua sendo um grande marco do Rio Grande do Sul e de todo o mundo, descrevendo a cultura e os costumes gaúchos de uma forma que fosse possível conhecer como se vivia antigamente nos pampas gaúchos. O filme, como qualquer outro quando comparado ao seu livro, é inferior em questão de detalhes... Faltando muitas vez o seguimento de determinado ponto da história em função do tempo. Mas se esquecermos isso, o filme foi de grande valia para a formação acadêmica dos alunos se levarmos em consideração que muito poucos leram o livro. Mas sempre é bom assistir um bom filme com os colegas e aprender enquanto nos divertimos.

    Fábio Biguelini Duarte - 3º ADM

    ResponderExcluir
  18. O filme "O Tempo e o Vento", retrata uma história de 150 anos da família Terra Cambará e da oponente família Amaral, uma obra tão significante para a literatura brasileira conta com um elenco de grandes talentos. Trazendo vasto conhecimento sobre a obra do grande escritor Érico Veríssimo.

    Regina Pozzatto 3° Adm

    ResponderExcluir
  19. O Tempo e o Vento, ao mesmo tempo que surpreende, desaponta seus espectadores. É de certa forma adaptado para ser um cliché. Tirou toda a emoção da história real e as cenas tão trágicas e emocionantes, como a morte do amante da Ana Terra. Ficou sem nenhum apelo, sem puxar do fundo aquele fio de lágrima que deveria existir por uma sena deste tipo. Foi realmente muito adaptado ao "gosto" ou desgosto de todos. Mas apesar de tantos cortes e cenas infelizes, realmente infelizes, é impossível dizer que não desperta nenhum tipo de emoção, em razão de tantas senas marcantes e épicas. Além de trazer aos alunos uma visão de um mix de histórias que aconteceram tão perto de nossa cidade e, que fazem parte de nossa história.
    Patricia Knechtel 3º Adm

    ResponderExcluir
  20. O filme o tempo e o vento certamente é um meio pelo qual o povo gaúcho conseguirá mostrar um pouco de sua história para destruir possíveis pré-conceitos que qualquer outro povo pode vir a estabelecer. Ele mostra que nosso estado, assim como os outros, apesar de ter sido tão esquecido durante aquela época, também constituiu uma excelente história. Em outras palavras, através do filme, o elenco repassa pelos meios de comunicação de massa a constituição da história e dos valores de nosso povo a um público bem mais abrangente.
    Por: Robson da Veiga Martins

    ResponderExcluir
  21. O filme o Tempo e o Vento obra de Erico Veríssimo, retrata a trama que se passa entre os séculos 18 e 19, um período de muitas guerras no Rio Grande do Sul. Conta à visão de Bibiana que relembra as batalhas e o romance que viveu com seu grande amor, o capitão Rodrigo. Em meio às guerras e movimentos separatistas, duas famílias gaúchas mantêm uma rivalidade acirrada. Marcada pelo contraste entre o Dr. Rodrigo Cambará, e o Coronel Licurgo.
    Larissa Bahry Soares 3º ADM

    ResponderExcluir
  22. O filme O Tempo e o Vento de Jaime Monjardim é uma adaptação do livro de Érico Verissímo, o qual retrata alguns aspectos culturais do Rio Grande do Sul. Além disso, através da personagem Ana Terra foi possível ver qual era a posição da mulher naquela época, tendo que seguir ordens do homem da casa. Através do filme pode-se conhecer melhor alguns aspectos da história riograndense bem como ver as belas paisagens gaúchas

    ResponderExcluir
  23. O filme O Tempo e o Vento de Jaime Monjardim é uma adaptação do livro de Érico Verissímo, o qual retrata alguns aspectos culturais do Rio Grande do Sul. Além disso, através da personagem Ana Terra foi possível ver qual era a posição da mulher naquela época, tendo que seguir ordens do homem da casa. Através do filme pode-se conhecer melhor alguns aspectos da história riograndense bem como ver as belas paisagens gaúchas.
    Alice 3º Adm

    ResponderExcluir
  24. O Tempo e o Vento, obra de Erico Veríssimo, retrata um momento histórico de guerras e conflitos do Rio Grande do Sul, sendo essa uma obra que contribui para a constituição da identidade do povo rio-grandense. O filme O Tempo e o Vento de Jayme Monjardim é uma adaptação da obra de Veríssimo, trata da história de duas famílias, a Terra Cambara e a Amaral. Outro fato importante é a descrição da formação do nosso estado, as lutas e a cultura. Também mostra o papel e a valorização da mulher perante o homem.
    Dalires Pezzini 3° Adm.

    ResponderExcluir
  25. O Tempo e o Vento é baseado na maior obra do escritor Érico Veríssimo. O filme conta a história da família Terra Cambará e de sua principal opositora, a família Amaral, durante 150 anos, começando nas Missões até o final do século XIX. Sob o ponto de vista da luta entre essas duas famílias, são retratadas a formação do Rio Grande do Sul, a povoação do território brasileiro e a demarcação de suas fronteiras, forjada a ferro e espada pelas lutas entre as coroas portuguesa e espanhola. Adaptar um livro pra o cinema não é tarefa fácil, ainda mais quando se trata de toda uma história de uma nação, o tempo e o vento tem um papel muito marcante na constituição histórica e social do povo rio-grandense, que é motivo de orgulho. O filme é mais bem entendido quando já se tem uma leitura, mas as vezes também assistimos o filme e nós da vontade de ler os livros. O filme foi uma boa sacada, mas que recebeu muitas críticas, mas também elogios e pessoas que se apaixonaram e ficaram felizes de terem a sua história de vida nas telinhas!

    ResponderExcluir
  26. No dia 04 de novembro algumas turmas foram até o teatro de Três Passos para assistir ao filme “O Tempo e o Vento”, é um filme surpreendente, e de certa forma deixa a desejar ao seus espectadores. É um filme com adaptações do livro de Érico Verissímo. Ele retrata alguns aspectos culturais do estado do Rio Grande do Sul. Através da personagem Ana Terra é possível notar a posição que as mulheres daquela época ocupavam, sendo submetidas a seguir ordens do homem da casa. Com o filme é possível conhecer melhor alguns aspectos da história rio-grandense e também contemplar algumas das belas paisagens gaúchas.
    Renata Lorenzon 3º ADM

    ResponderExcluir
  27. Após ter contato com a obra literária "Ana Terra", pertencente ao livro "O Continente", de Érico Veríssimo, fiquei muito contente quando soube que iríamos assistir ao filme "O Tempo e o Vento", de Jayme Monjardim. O filme, que nada mais é do que a adaptação do livro de Érico Veríssimo ao cinema, apresenta a vida de personagens de várias gerações da família Terra, gerações nas quais se desenrolam conflitos entre famílias que perduram de uma geração para a outra e parecem não ter fim. É evidente o ressaltamento de aspectos culturais do Rio Grande do Sul em todo o filme, mesmo se tratando de uma novelinha global, onde seus costumes são colocados em evidência, como o trajar do gaúcho, por exemplo. Apesar de o filme ser uma excelente ferramenta para a divulgação da história do Rio Grande do Sul, deixa muito a desejar se for comparado com o livro, pois este traz muito mais detalhes que ajudam a contextualizar a história. Todavia, a experiência foi muito proveitosa, pois nem em Chiapetta e nem em Santo Augusto há cinema.

    Nathália Paradzinski - 3º ADM

    ResponderExcluir
  28. "O Tempo e o Vento" obra de Jaime Bonjardim, lançado através da obra de Érico Veríssimo é um filme fantástico, com conteúdo emocionante e que realmente vale a pena assistir. O filme nos mostra como se deu a origem do nosso tão adorado estado gaúcho e os diversos conflitos existentes durante a sua formação, principalmente, entre as famílias Cambará e Amaral. Apesar disso, temos também a figura Ana Terra personagem que representa o papel exercido pela mulher durante aquele período, que eram comandadas pelos homens sem representação nenhuma na sociedade.No filme percebe-se também, grandes romances, totalmente envolventes o que trás mais um pouco de emoção à obra. É um filme lindo que além de relatar toda a identidade rio grandense, trás isso de forma característica com traços marcantes do povo gaúcho.
    Riciella Stopiglia Rozin 3º ADM

    ResponderExcluir