segunda-feira, 11 de novembro de 2013

O Auto da Compadecida


          Este é o texto mais conhecido de Ariano Suassuna e tem sua origem na literatura de
cordel e nos autos religiosos tão populares desde a Idade Média.

A comédia narra as trapaças e artimanhas de João Grilo, típico anti-herói brasileiro,
personagem popular, sem dinheiro mas muito inteligente, que usa a sua sabedoria para
sobreviver e de sua esperteza para enganar os outros.
 
Formando uma dupla com Chicó, amigo inseparável e cúmplice de todas as horas,
João Grilo, com suas mentiras e presepadas acaba envolvendo seus patrões (o padeiro
e sua esposa), o padre, o Major Antônio Moraes e até mesmo o Bispo num verdadeiro
qüiproquó em torno do enterro do cachorro da mulher do padeiro.

A confusão aumenta com a chegada de um bando de cangaceiros que assalta e
mata, um por um, todos os personagens da história, e por sua vez morrem também.

Até mesmo durante o julgamento das almas, João Grilo vale-se de suas habituais
artimanhas e espertamente invoca a presença de Nossa Senhora, a Compadecida,
para que ela interceda junto a Jesus Cristo, auxiliando-o a livrar-se das garras de Satanás
e de seu reino das chamas.

O Auto da Compadecida tem como fonte de inspiração as festas populares brasileiras e usa como referência e
citações desde a concepção do espetáculo, passando pelo cenário, figurinos e música que é executada ao vivo.

A história de Suassuna é contada, no palco, por 14 atores, na forma de uma comédia rasgada, absolutamente colorida e musical. Uma peça que é uma festa!



48 comentários:

  1. O teatro apresentado pelos alunos da UNIJUI foi extremamente humorístico, deixando o público atento a cada detalhe e a cada personagem. Por esses detalhes, a meu ver, deixaram o espetáculo melhor ainda, com momentos de riso, tensão e improvisos dos apresentadores.
    Para nós, o teatro foi de grande importância. Primeiramente por oferecer um momento de descontração e aproveitar para observar o comportamento correto diante de uma plateia. pelo fato que temos um relatório de estágio por apresentar e, após isso, saber se expressar no público em palestras, Dia de Campo, reuniões, etc.
    Jardel Wagner 3° agro

    ResponderExcluir
  2. O teatro O Auto da Comparecida é uma peça muito engraçada e proveitosa, que traz a cultura nordestina e o seu povo. Os atores, além de divertidos, interagem com a plateia. Os personagens principais e também os que mais me chamaram a atenção são João Grilo e Chicó, pessoas espertas, e que gostam de aprontar e enganar os outros à base de sacanagem e mentiras.Já que eram excluídos da sociedade e explorados pelos patrões, usavam da esperteza para tirar proveito das situações.
    O espetáculo é maravilhoso, com figurinos e cenário apropriados ao tema principal da peça e de fácil entendimento para todos os públicos. O teatro é alimento para a alma, nos traz mais conhecimento e ao mesmo tempo nos diverte.
    Tainara Zientarski 3° ano Agropecuária.

    ResponderExcluir
  3. "O Auto da Compadecida" foi um grande espetáculo, com ótimos atores, que interpretaram o texto de Ariano Suassuna uma forma fácil de se entender. O espetáculo é uma forma bem resumida da obra "O Auto da Compadecida", de Suassuna. Deve ser desafiante passar da literatura reproduzir vários cenários transformando em um espetáculo teatral. Este tipo de espetáculo se faz importante ser proporcionado em uma instituição de ensino para abrir os olhos dos alunos sobre a capacidade de uma turma de alunos acadêmicos da Unijui apresentar uma obra com aquela perfeição. Deixam no o aluno com o pensamento de que ele também é capaz de fazer isso.
    Emerson de Alvarenga

    ResponderExcluir
  4. O teatro O Auto da Compadecida é espetáculo que atrai o público. Durante a peça os atores interagem com a plateia, tornando o momento descontraído e com muitos risos. Além de interagir com o público, os personagens têm ótima adaptação com imprevistos, fazendo com que a peça fique ainda mais descontraída e envolvente.
    A interação e descontração são usadas como recurso para melhor compreensão do público, possibilitando que várias pessoas tenham acesso. Para os estudantes é de extrema importância assistir a um espetáculos como esse, pois desenvolve uma forma fácil de compreender culturas diferentes da nossa, e desenvolve o conhecimento amplo.
    Luana Ester Winter
    3º Agropecuária

    ResponderExcluir
  5. O espetáculo o Auto da Compadecida e baseado em uma obra de Ariano Suassuna que depois virou um filme. Esta peça sofreu algumas alterações deixando-a mais engraçada e moderna, onde os personagens interagem com a plateia além de conciliar as falas deles com momentos engraçados.
    Este tipo de espetáculo foi de grande importância para nos alunos, pois e um momento de descontração, além de ser algo novo que podemos apreciar e que a instituição nos oferece.
    Jonathan F. Obem 3º Agropecuária.

    ResponderExcluir
  6. O espetáculo teatral O Auto da Compadecida está baseado em uma obra de Ariano Suassuna, onde o grupo demostrou a interação entre eles, fazendo a plateia descontrair, prestando atenção no espetáculo com momentos engraçados dos personagem. Além disso a peça demostrou o humor e os improvisos durante o espetáculo.
    A importância da obra de Ariano Suassuna tem como objetivo a descontração do publico,pois isto e muito bom para nós alunos,pois desestressa, além de trazer algo novo para o instituto.
    Rafael Baraldi 3° agro

    ResponderExcluir
  7. O Auto da Compadecida é uma peça relacionada com a história de Suassuna que conta a história de Chicó e João Grilo, a peça está direcionada ao público jovem. Gostei da peça por vários motivos, dentre eles estão a interação com o publico que foi muito divertida, o humor utilizado foi muito atrativo ao público presente, os apresentadores da peça também usaram o improviso para deixar o público mais descontraído.

    3° Agro

    ResponderExcluir
  8. O espetáculo como um todo, foi muito bem representado pelos atores que fizeram parte da obra.Por ter muito humor e diversão o espetáculo é de fácil entendimento e pode ser visto por qualquer público.
    A plateia se divertiu muito com as proezas de João Grilo e seu companheiro inseparável Chicó.
    Algumas partes do teatro eram improvisadas, mas sem perder a essência da história original.
    Diego Palm 3° Agropecuária

    ResponderExcluir
  9. O espetáculo apresentado mostrou uma grande comédia sobre um tema muito conhecido, a obra de Ariano Suassuna. O humoR, a intervenção, o improviso e a descontração transformaram a historia literária em uma peça teatral muito descontraída, visando à objetividade e clareza para entendimento das pessoas que estavam assistindo. Também a mudança de linguagem facilitou a compreensão dos alunos e professores.
    A importância desse espetáculo é de demostrar as varias formas de linguagem, o esclarecimento de uma obra e a intervenção, a descontração que os apresentadores fazem com a plateia.
    Pedro Samuel 3° Ano

    ResponderExcluir
  10. O espetáculo desde o seu inicio, teve como principio os imensos risos devido à grande taxa de humor envolvido na apresentação. Devido à clareza na apresentação e o envolvimento com a plateia, ajudou no desenvolvimento de uma ótima apresentação.
    A peça tornou-se muito atraente devido ao tema do espetáculo ser baseado em outra região, outra cultura, outra forma de diálogo, outras formas de se vestir... o que acaba nos influenciando ainda mais em concentrar-se na apresentação, envolvendo os espectadores.
    A apresentação, ou seja, a peça teatral em si, consiste na morte dos personagens, que posteriormente foram julgadas por seus pecados cometidos na Terra.
    Esses eventos devem ser mais vezes realizados no ambiente escolar, pois acabam desfocando de "problemas", e tendo esse assunto como moral para a vida, onde não se deve roubar o próximo.
    Evandro L. Bueno, 3° Agro

    ResponderExcluir
  11. O espetáculo O Auto da Compadecia é uma excelente obra, descontraída e envolve o publico além de ter muito humor. É uma obra que traz a cultura nordestina, e conta com vários atores, mas os que mais me chamaram a atenção foi João Grilo e Chicó dois amigos inseparáveis e pobres enganavam as pessoas para conseguir dinheiro, muitas travessuras os dois fizeram juntos. É uma história acessível a qualquer publico, fácil linguagem, o cenário adequado ao tema, além de grande interação dos autores com o publico, é importante também, pois nos permite conhecer outras culturas, outras línguas através do teatro o que é pouco cultivado em nossa sociedade. Espetáculos como esse deveriam ser mais comum na comunidade escolar, pois torna o ambiente descontraído, divertindo o publico em geral, além de transmitir conhecimentos.
    Fernanda Francisconi, 3º Agro

    ResponderExcluir
  12. O Auto da Compadecida apresentando no Instituto Federal Farroupilha- Câmpus Santo Augusto pelos alunos da Unijuí, que conta a história de João Grilo e suas travessuras e trapassas no nordeste, foi mais um espaço cultural oferecido pela escola aos alunos, vemos a missão da escola se tornando realidade, a qual seria "Promover a educação profissional, cientifica e tecnológica, por meio do ensino, pesquisa e extensão, com foco na formação de cidadãos críticos, autônomos e empreendedores, comprometidos com o desenvolvimento social". Nota-se a importância de promoções culturais para a formação e ampliação do repertório cultural e linguístico dos alunos para que sejam profissionais exemplares e que consigam construir uma postura que afirma a sua importância, seu papel e valor. Nesse sentido será um agente de transformação e não apenas um mero reprodutor da sociedade atual.

    ResponderExcluir
  13. A peça O auto da compadecida, é uma trama muito bem elaborada que trás de uma forma leve e descontraída um pouco do nordeste, que é muito rico em vários aspectos, principalmente no que diz respeito à sua cultura. A importância do teatro está principalmente no aumento do aprendizado, tudo que nos é trazido é uma forma de enriquecer nosso conhecimento e formas novas de conhecimento como o cinema e teatro são sempre muito bem vindas.

    Amanda Ottonelli, 3ª Adm

    ResponderExcluir
  14. O grupo teatral que apresentou a peça O Auto da Compadecida, trouxe consigo uma mala carregada de humor, proporcionando aos alunos do Instituto uma grandeza antes só vista através do filme. O evento, que lotou o auditório, tinha como objetivo abrir os horizontes culturais e linguísticos dos alunos, bem como também apresentar a realidade do sertão nordestino. João Grilo e Chicó, amantes da travessura, além de outros atores do grupo, intervirão na peça de forma que essa se torna-se mais descontraída, sem que se perdesse sua essência.
    Aline Stiebe, 3º Adm

    ResponderExcluir
  15. O Auto da Compadecida obra de Ariano Suassuna, apresentado em forma de teatro pelos alunos da Unijuí, como uma peça criativa e divertida, contribuiu para todos nós, alunos do Instituto Federal Farroupilha - Câmpus Santo Augusto, na ampliação de conhecimento sobre outra cultura, a vivência da pobreza e da seca do sertão brasileiro, de uma forma emocionante, mas com "pitadas" de humor e descontração. Portanto, gerando ampliação de conhecimentos, e também, mudança de opinião e de preconceitos existentes, nos tornando cidadãos melhores.
    Tailine Breitenbach 3º ADM

    ResponderExcluir
  16. O teatro "O Auto da Compadecida" demostra mais uma vez que existe no Instituto Federal Farroupilha uma preocupação com a formação cultural dos seus alunos. Com bom humor e alegria os artistas apresentam o teatro de uma forma irreverente e descontraída, trazendo implícito porém a questão das condições de vida do nordeste brasileiro, com suas dificuldades e desafios. Este tipo de evento reúne, além da da descontração, uma reflexão e uma análise mais íntima de algumas questões que estão presentes em nosso dia-a-dia, como a falta de condições básicas, como alimentação e segurança em vários partes do Brasil, como no exemplo mostrado no teatro, em que os apresentadores estavam caracterizados com roupas simples e gastas, sem sofisticação e conforto. Nesse sentido, eventos como teatros, cinema e demais promoções voltadas para questões sociais e culturais, desenvolvem o lado crítico dos alunos além de ajudar-lhes a enxergar o mundo com outros olhos.

    Raquel Krupp dos Santos
    3º ADM

    ResponderExcluir
  17. A agregação de informações, sejam científicas ou culturais, é de grande valia para qualquer ciddadão. Visando este objetivo, alunos da UNIJUÍ, participantes do grupo de teatro da universidade, apresentaram aos alunos do IFF - Câmpus SA a peça "O Auto da Compadecida". Escrita originalmente em cordel a história de Ariano Suassuna já foi adaptadado para o cinema e continua sendo contada no gênero teatro por vários grupos. O interessante de assistir à uma peça tão conhecida são as diferentes adaptações de cada diretor, que no caso se apresentam com o improviso e intercontextualidade com assuntos mais atuais. O teatro não é apenas uma história, é a transmissão de valores e conhecimentos de uma forma divertida e interessante, que apesar do tempo, se mantém extremamente importante para a formação cultural da sociedade.
    Stéfani C. Bender, 3° Administração

    ResponderExcluir
  18. A importância das promoções culturais para nossa formação foi evidenciada no último dia 12, quando nós, do Campus Santo Augusto, assistimos o teatro O Auto da Compadecida, apresentado pelos alunos da Unijuí em nossa escola. O teatro faz menção à cultura nordestina, sendo possível observar aspectos característicos dessa região como a maneira de falar (sotaque), formas de se vestir, entre outros. Sendo assim, se nenhum outro ponto fosse considerado, esse já seria de grande validade. Entretanto, não é apenas isso. Ressalta-se que essa atitude da escola é admirável, visto que ela está cumprindo um de seus papéis, que acredito ser o de mostrar as diferenças e dar significados, para asssim oportunizar e produzir saberes em diferentes níveis de aprendizagem. Desta forma a escola está contribuindo para a formação de cidadãos críticos, conscientes e atuantes. Sabe-se que hoje a diversidade cultural está presente diariamente no contexto escolar, expressando-se na música, na forma de se vestir, na língua, entre inúmeras outras atividades do cotidiano. Partindo desse pressuposto, conclui-se então que a escola deve proporcionar momentos como este de conhecimento da cultura em geral, sem perder de vista o aspecto fundamental, ou seja, a noção de que o conhecimento não diz respeito apenas a uma série de informações técnicas a serem aprendidas pelos alunos, mas de construção de saberes que abrangem as mais diversas áreas do conhecimento.

    Josiani Taís Levandowski da Veiga - 3º Adm

    ResponderExcluir
  19. O Auto da Compadecida foi um espetáculo teatral ao qual podemos assistir no auditório do Câmpus, uma ótima promoção cultural e de um bom gosto por parte de quem decidiu por trazer até nós essa peça teatral. Baseada na obra de Ariano Suassuna, autor nordestino que escreveu em 1955 e que já foi encenada várias vezes por grupos teatrais e chegou também as telas do cinema. A história conta a vida do povo nordestino passando por muitas dificuldades no solo árido que quase nada produz, a miséria daquele povo e a forma como conseguem sobreviver se humilhando e se arriscando, muitas vezes correndo riscos como quando são atacados pelos cangaceiros. A história nos faz refletir como estamos inseridos no mundo e muitas vezes não sabemos o que está ocorrendo no mesmo país que o nosso, em outra região, não conseguimos olhar para o lado e fazer alguma coisa para ajudar, como somos muitas vezes egoístas e só pensamos em nós mesmos.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. O auto da compadecida, de Ariano Suassuna é uma comédia apresentado pelo grupo teatral da Unijuí, que conta as falcatruas e as artes de João Grilo, característico homem atrabalhado e arteiro, é um personagem popular, mas muito esperto que junto com Chicó, amigo de todas a horas usam a sabedoria e esperteza para sobreviverem. Essa e muitas outras pessas teatrais são promoções culturais que agregam conecimento e experiencia a nossa bagagem curricular. Apesar de na maioria das vezez o teatro não receber o seu devido valor, o teatro é fundamental na formação cultural de qualquer pessoa já que ele também nos faz conhecer um pouco mais sobre outras culturas neste caso a cultura nordestina. Permite o conhecimento sem contar que possibilita o senso crítico e a oratória além de todas a emoções que são trasmitida na apresentação teatral.
    Djorque de Lima 3° ADM IF-FARROUPILHA
    câmpus santo augusto

    ResponderExcluir
  22. A obra "O Auto da Compadecida" de Ariano Suassuna, foi adaptada ao cinema e em peça teatral, a qual foi encenada pelos alunos da Unijuí aos alunos do Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Augusto. Narrando as estripulias de João Grilo e seu amigo Chicó, no sertão nordestino, fazendo esquecer todo o sofrimento nordestino, tornando-o em uma comédia. A espertesa de João Grilo para enganar os outros e sobreviver ao final acaba virando uma confusão envolvendo seus patrões, padre, bispo, Major. Uma peça a qual realmente vale apena assistir.

    Taís Regina Müller, 3° ADM

    ResponderExcluir
  23. Não é mais novidade pra ninguém, ou pelo menos não deveria ser, o fato de que a educação é uma das principais bases para o desenvolvimento de uma sociedade. Alinhado a isto estão as produções culturais, que conforme seu consumo em uma nação podemos determinar seu nível cultural e intelectual. Quanto mais produções de qualidade consumimos mais conseguimos no orientar e mudar a sociedade, não nos retendo somente em nossa vida particular, mas tendo a dimensão de quão insignificantes somos perante a complexabilidade que nos rodeia.

    Tamara
    3º adm

    ResponderExcluir
  24. A literatura certamente sempre foi um meio pelo qual a sociedade além de conseguir uma fulga para um mundo mais exuberante, também foi, e ainda é um meio pelo qual a sociedade pode se constituir como uma nação de valores culturais diferenciados. Por tal razão, as promoções culturas são de grande importância, pois estabelecem o conhecimento do povo como parte de uma nação e assim consegue remover o imperialismo de culturas invasoras, tornado nosso povo mais sábio na sua língua e na sua nacionalidade.
    Por: Robson da Veiga Martins

    ResponderExcluir
  25. Peça Teatral muito bem elaborada, interessante a sintonia entre o grupo e com a peça em si. É muito interessante promover peças como esta, pois são importantes fatores culturais que ajudam quem assiste a adquirir um pouco mais de cultura acerca da literatura nacional e tambem sobre o nordeste brasileiro, como retratado na peça, costumes, vestimentas, dialetos, etc.
    Pablo Lacorte 3º Adm

    ResponderExcluir
  26. O auto da compadecida é um espetáculo teatral que foi apresentado no Instituto Federal Farroupilha por vários atores diferentes que muitos exerceram mais de um papel na mesma cena em que atuaram. Os personagens que mais me chamaram atenção foram o João Grilo e o Chicó por serem amigos pobres que sempre se enfiam em problemas com sua travessuras. O tatro além de ter caráter de humor também traz muito conhecimento para o público que os assiste, isso principalmente por parte da cultura, que assistindo o espetáculo se percebe que a cultura nordestina é muito diferente do que a do sul do Brasil, isso se nota claramente na vestimenta dos personagens. Outro ponto fundamental que serve muito para uma melhor formação dos alunos é a parte da linguística, que se nota claramente o tom em que eles falam que é muito diferente da do Sul do país. Assim se conclui que nem todos tem uma formação acadêmica digna, isso pelo fato de estarem expostos a uma grande miséria do nordeste que não os dá oportunidades, no qual se nota claramente no teatro de como é a fala e a vestimenta do padre e do João Grilo.
    Matheus Stormowski
    3º Adm

    ResponderExcluir
  27. O Auto da Comparecida, apresentado no Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Augusto, é de extrema importância para desenvolver opiniões críticas dos estudantes, neste caso, fica evidente o interesse da escola e professores responsáveis em trazer ao menos uma percepção cultura e bom gosto, em termos de conteúdo e qualidade. Assim como é com livro de fácil acesso, de fácil leitura, mas que promove um amplo repertório linguístico a quem se interessa. É uma ótima opção aos que se preocupam com conteúdo pessoal.
    Patricia Knechtel 3º Adm

    ResponderExcluir
  28. O Auto da Compadecida de Ariano Suassuna, mostra com primor a beleza e riqueza da cultura popular nordestina, sendo assim é uma excelente obra. Uma peça do Auto da Compadecida foi apresentado por alunos da Unijui no Instituto Federal Farroupilha, houve um momento de interação com a platéia, facilitando assim a compreensão do público. Esses espetáculos devem ser trazido mais vezes para o público escolar, podendo por meio desses tornando os alunos mais críticos e capazes de expor suas opiniões.

    Regina Pozzatto 3° Adm

    ResponderExcluir
  29. O Auto da Compadecida obra de Ariano Suassuna, trata de maneira leve e humorada, o drama vivido pelo povo nordestino. Traz tipos puramente populares da realidade brasileira, mostrando a saga de João Grilo e Chicó para driblar a pobreza e a fome. Por meio de mentiras e pequenos golpes, os dois conseguem sobreviver. O Teatro tem uma importância fundamental na educação, com a peça o aluno aprende a improvisar, desenvolve a socialização, criatividade, coordenação, memorização, etc.
    Larissa Bahry Soares 3º ADM

    ResponderExcluir
  30. Todas as manifestações culturais são de muita importância para a nossa formação, principalmente aqui no Instituto Federal Farroupilha- Câmpus Santo Augusto, onde há grandes eventos que nos proporcionam uma bagagem imensa de conhecimento, desde as integrações entre alunos, até as palestras e teatros apresentados. Com relação ao teatro “Auto da Compadecida”, a caracterização do nordeste brasileiro, junto com o conhecimento de um pouco da história do sertão, de como as pessoas viviam, e o enredo abordado no teatro, de forma engraçada, desmistifica, que uma história que tem momentos sérios podem sim ser engraçados. A aprendizagem das formas peculiares de outros povos que fazem parte de uma mesma nação e que ao mesmo tempo apresentam culturas diferentes, afinal, aqui no Sul existe algumas palavras que só nós entendemos assim como as outras regiões do Brasil, tem as suas diferenças e conhece-las só tem a acrescentar em nossa vida, quanto estudante.
    Willian Soares, 3º ADM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A peça teatral "O Auto da Compadecida", apresentada para alunos do ensino médio do IFF Câmpus Santo Augusto, neste segundo semestre, foi de grande importância para a formação cultural e ampliação linguística dos alunos. Sendo que é difícil haver promoções culturais em cidades do interior, quem dirá de qualidade... Acredito que o grupo de teatro atingiu a expetativa de uma boa apresentação, a qual possibilitou aos alunos terem acesso ao linguajar nordestino de uma forma humorada e descontraída, promovendo assim o conhecimento de uma forma divertida. É uma pena que a feira do livro não é tão eficiente devido ao fato de que o preço dos livros no Brasil são muito elevados... Porém, ainda podemos contar com uma boa e, infelizmente, rara peça teatral para promover cultura nas pessoas deste país.

      Fábio Biguelini Duarte - 3º ADM

      Excluir
  31. A peça teatral O Auto da Compadecida, retrata a realidade dos sertões nordestinos com muito humor, a história é contada pelos personagens Jõao Grilo e Chicó, e também outros personagens. A obra apresentada pelos alunos da Unijuí, nas imediações do auditório do Campus - Santo Augusto foi um ótimo auxilio na formação cultural dos alunos que assistiam, pois alem de cultura traz consigo um modo irreverente de contar a história fazendo com que se tenha o interesse do publico.
    Sabrina Cordenunzi 3° Adm

    ResponderExcluir
  32. A peça O Auto da Compadecida foi um ótimo espetáculo, muito engraçado e descontraído. Além disso, pudemos conhecer um pouco da cultura nordestina, suas vestimentas bem como sotaque e alguns conflitos, como, o cangaço, o qual é demonstrado na peça. Essa iniciativa da escola foi muito boa, visto que além de nos proporcionar um momento de descontração, também nos proporcionou um momento cultural.
    Alice 3° Adm

    ResponderExcluir
  33. O teatro O Auto da Compadecida foi um excelente espetáculo apresentado pelos alunos da Unijui. A obra de Ariano Suassuna retrata de forma humorada a vida sofrida do povo nordestino. A peça narra as aventuras de João Grilo e Chicó no sertão do nordeste a peça pode mostrar, de forma engraçada, que em meio as dificuldades pode-se ser uma pessoa alegre. Promover esses momentos culturais aos alunos é de extrema importância para desenvolver pessoas críticas e também para ter acesso e conhecer as diversas culturas.
    Dalires Pezzini, 3° ADM.

    ResponderExcluir
  34. A peça teatral "O auto da Compadecida" apresentada por alunos da Unijuí, serviu como plano de fundo para mostrar problemas sérios encontrados no Nordeste Brasileiro, como o coronelismo, a pobreza extrema em que algumas pessoas se encontram e várias figuras populares da região, como o cangaceiro. Esta promoção cultural teve grande importância, pois proporcionou aos alunos do Instituo um maior conhecimento cultural e linguístico. De uma maneira criativa e humorística e, através de personagens como João Grilo e Chicó (que lutam pelo pão de cada dia enganando a todos da pequena cidade em que vivem) a peça ao mesmo tempo em que diverte , promove a reflexão sobre preconceitos existentes e mudanças de opinião nos espectadores.
    Larissa Pereira 3º Adm

    ResponderExcluir
  35. O espetáculo "alto da compadecida" realizado no campus santo augusto,foi muito importante para os alunos,pois foi possível conhecer um espetáculo com costumes do nordeste,como cangaceiros típicos dessa região,além das roupas e estilo de fala.Isso é interessante pois possibilita viajar sem sair do lugar, somente na imaginação conhecendo novos lugares, novas pessoas, fundamentais para a construção do nosso intelecto.
    eduardo medeiros de melo 4°agro

    ResponderExcluir
  36. O Auto da Compadecida obra de Ariano Suassuna, trata de maneira leve e humorada, o drama vivido pelo povo nordestino. Traz aspectos puramente populares da realidade brasileira nordestina. Essa iniciativa de trazer ao instituto outras culturas e de estrema importância para um conhecimento mais amplo sobre as dificuldades que este povo sofreu e sofre.
    Vinicius A. Da Silva 4º Agropecuária.

    ResponderExcluir
  37. A peça teatral "O auto da Compadecida" apresentada por alunos da Unijuí, serviu como plano de fundo para mostrar problemas sérios encontrados no Nordeste Brasileiro, como o coronelismo, a pobreza extrema em que algumas pessoas se encontram e várias figuras populares da região, como o cangaceiro. Esta promoção cultural teve grande importância, pois proporcionou aos alunos do Instituto um maior conhecimento cultural e linguístico. De uma maneira criativa e humorística e, através de personagens como João Grilo e Chicó (que lutam pelo pão de cada dia enganando a todos da pequena cidade em que vivem) a peça ao mesmo tempo em que diverte , promove a reflexão sobre preconceitos existentes e mudanças de opinião nos espectadores,mas alem disto tambem relata asunto sobre a cultura e outros aspectos relacionados ao nordeste.
    Alexandro Camargo de melo 4 agro

    ResponderExcluir
  38. A peça teatral Auto da compadecida que foi apresentada por alunos da unijuí, serviu para mostrar alguns problemas que o brasil vem enfrentando, esta peça mostra de forma engraçada e com muito humor, como as pessoas são tão facilmente manipuladas por causa do dinheiro, além de mostrar a criatividade de João grilo e Chicó.

    Lucas Francisconi
    4º Agro

    ResponderExcluir
  39. A peça teatral da, "O Auto da Compadecida" apresentada no Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Augusto, pelos alunos da Unijuí, teve como objetivo trazer os conflitos nas regiões Nordestinas, sua forma humorada, contada pelos personagens Jõao Grilo e Chicó, a peça nos traz tanto um momento descontração, mas também nos faz refletir sobre a vida difícil em diferentes partes do Brasil. Outro ponto importante é a peça teatral que promove uma cultura diferente da nossa. Proporcionando e tornando os alunos mais críticos e capazes de expor suas próprias opiniões.
    Rafael de Souza e Silva 4ºAgro

    ResponderExcluir
  40. O espetáculo teatral do auto da compadecida, apresentado pelo grupo da Uníjui, que nos traz um pouco da cultura do povo nordestino. Os atores fazem com que a peça seja extrovertida e interativa, chamando mais atenção do publico. O personagem João Grilo sempre consegue achar uma forma de convencer as pessoas ou escapar de de suas furadas.
    Faz com que repensemos certas atitudes, e promovendo uma consciência tranquila para as futuras ações.
    Roger Garcia 4° Agropecuária.

    ResponderExcluir
  41. A peça teatral 'O Auto da Compadecida" conta história de vida sofrida do povo nordestino, de forma humorada. Foram apresentado pelos alunos da Unijuí. Este evento proporcionou para os alunos conhecer novas culturas e realidades do Brasil. Além disso, deixando as pessoas perplexa com a criatividade da apresentação.

    Márcio Carvalho
    4° Agro

    ResponderExcluir
  42. A peça de teatro o auto da compadecida obra de Ariano Suassuna, relata de maneira humorada, as condições de vida do povo do nordeste. Discute aspectos populares da realidade do brasileiro nordestino. O espetáculo foi de uma grande importância para o campus, pois mostrou novas culturas e demonstrou a realidade e as dificuldades que o povo sofreu e sofre até os dias de hoje.
    Christian de oliveira 4° agro.

    ResponderExcluir
  43. No teatro o Auto da Compadecida, foi mostrado a historia do sertanejo que tem uma vida sofrida a onde João Grilo e Chico passam por diversas dificuldades juntos mas sempre com o bom humor. Isto é importante para aprimorar a nossa cultura sobre a vida dos sertanejos.
    Daniel Estevan

    ResponderExcluir
  44. Na semana Acadêmica do curso Técnico em Agropecuária Foram realizadas diversas palestras e entre elas estava a de Regulagem de Pulverizadores Agrícolas. Esta palestra foi de suma importância pois prepara os técnicos para melhor satisfazer as necessidades de um produtor rural. Isso ocorre devido o fato de que com um implemento bem regulado a aplicação de defensivos agrícolas se torna mais eficiente trazendo melhores resultados no controle de pragas, doenças e plantas daninhas que podem vir a ocorrer no local da produção de grão ou sementes.
    André Da Ros Moresco

    ResponderExcluir
  45. O auto da Compadecida, peça teatral que foi apresentada por alunos da Unijuí no campus do IFF SA, pode servir de auxílio como uma representação para apresentar problemas sérios encontrados no Nordeste Brasileiro, como o coronelismo, a pobreza em que algumas pessoas se encontram, muitas vezes extrema, e várias figuras populares da região, como o cangaceiro. Este tipo de evento cultural é de grande importância, pois proporciona aos alunos um conhecimento cultural e linguístico muito maior e de uma maneira criativa e humorística. Através dos personagens João Grilo e Chicó (que conseguem o sustento passando a perna em todos da pequena cidade em que vivem) e outros, a peça ao mesmo tempo em que descontrai , estimula uma reflexão sobre preconceitos que existem e então, as mudanças de opiniões dos espectadores.
    Renata Lorenzon 3º ADM

    ResponderExcluir
  46. A peça teatral "O Auto da Compadecida", apresentada no IFF Câmpus Santo Augusto, foi de grande valia tanto no enriquecimento linguístico dos alunos e servidores quanto no sentido de uma boa fonte de entretenimento e distração. É maravilhoso ter uma experiência diversificada fora da sala de aula, onde tem-se contato com novas culturas e novos costumes, pois assim o divertimento toma um sentido educativo. Além, é claro, de que a absorção de conhecimento é muito mais eficiente, o que torna as peças teatrais e apresentações culturais em geral uma boa fonte de informação. Infelizmente, elas não são muito adotadas pelas escolas em geral, o que priva muitas crianças e adolescentes de tais vivências culturais. Primeiramente em função a escassez de grupos de teatro na região, mas também em virtude de que ainda falta a valorização merecida para que o preço cobrado pelos atores não seja considerado caro, e sim justo como é. Enfim, a experiência ofertada pelo IFF foi de grande importância para a minha formação como pessoa e também como cidadã, pois além de rara, superou as minhas expectativas com a qualidade apresentada.

    Nathália Paradzinski - 3º ADM

    ResponderExcluir
  47. "O Auto da Compadecida" peça teatral apresentada pelos acadêmicos da UNIJUI, foi de grande relevância para nós alunos do Instituto Federal Farroupilha. Que relata uma divertida história sobre a cultura nordestina, onde os principais personagens Chicó e João Grilo, apesar da situação difícil em que vivem levam a vida de forma tranquila e nunca perdem a alegria. A peça é apresentada de forma simples e descontraída nos proporcionando grande conhecimento cultural e altas reflexões a cerca das diferentes culturas existentes no Brasil.
    Riciella Stopiglia Rozin 3º ADM

    ResponderExcluir