Álcool
Propaganda estimula jovens a beber, diz estudo
Cenas atraentes, com mulheres bonitas e paisagens
naturais, levam os adolescentes a consumir bebidas alcoólicas
Ambientados em cenários alegres e com mulheres
bonitas, os comerciais de bebidas alcoólicas acabam estimulando os jovens a
beberem (Thinkstock)
Praias e festas com gente bonita e alegre bebendo
são comuns em anúncios publicitários de cervejas. Essas cenas atraem os
adolescentes e estão diretamente associadas ao consumo da bebida alcoólica por
jovens entre 11 e 16 anos, que não teriam idade para ingerir esse tipo de
produto. É o que mostra um estudo da Universidade Federal de São Paulo
(Unifesp) que acaba de ser publicado pelo periódico científico Revista de Saúde Pública.
A pesquisa também revelou que os jovens prestam
muita atenção aos anúncios. E dizem acreditar que as propagandas retratam
apenas a verdade. Isso, segundo os pesquisadores, tem relação com o consumo
precoce do álcool. "Os jovens já têm até uma marca preferida de cerveja",
diz a psiquiatra e autora do estudo, Roberta Faria.
Vice-presidente da Associação Brasileira de
Anunciantes (ABA), instituição que representa AmBev e Schincariol, entre outras
indústrias, Rafael Sampaio contesta a pesquisa, mas admite que os fabricantes
sabem que a publicidade tem influência sobre o consumo de cerveja por
adolescentes. "Sabemos que há um vazamento do sinal além do
público-alvo do produto", diz.
No estudo, 1.115 estudantes de 11 a 16 anos, dos sétimo e oitavo anos do ensino
fundamental de três escolas de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo,
responderam a um questionário com mais de 100 variáveis ligadas à ingestão de
álcool - sendo o método por variáveis uma forma de investigação científica
descrita na literatura médica. "A escolha da cidade foi baseada em
informações do IBGE que indicam São Bernardo com um perfil socioeconômico parecido
com o padrão nacional", explica Roberta.
Já a amostra (a escolaridade dos alunos) foi
determinada por dados do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas
Psicotrópicas (Cebrid), de 2004, que indicam o início do consumo de álcool no
Brasil, em média, aos 12,5 anos. "Não podemos atribuir o consumo de
cerveja aos comerciais, mas a pesquisa aponta que eles estão associados ao
ato", diz Ilana Pinsky, psicóloga e vice-presidente da
Associação Brasileira dos Estudos do Álcool e outras Drogas (Abead).
Família - Mas não é só a propaganda está ligada à iniciação alcoólica,
segundo o estudo. "Pouco controle dos pais e o consumo de cigarro também
aparecem diretamente associados", afirma Ilana. O consumo de cerveja foi
menor no grupo de jovens que respondeu dar satisfação aos pais ao sair sem a
companhia de parentes. "O jovem vai imitar o comportamento do adulto, está
na fase de experimentação, da curiosidade", explica Ana Cecília
Marques, psiquiatra e membro da Associação Brasileira de Psiquiatria.
(Com Agência
Estado)
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