quinta-feira, 11 de outubro de 2012

... OUVIA SUAS HISTÓRIAS E GUARDAVA-AS PROFUNDAMENTE."



                                                                                             (Arthur Halmenschlager)

A obra literária de Charles Kiefer, ‘’Quem fez gemer a terra’’, é um texto de fácil compreensão, escrito em primeira pessoa, pelo qual podemos viajar ao passado e até relembrar nossos pais e avôs, pelas lutas semelhantes que passaram em suas vidas. O autor conta a sua história que foi vivida no campo até a decisão de má sorte de seu pai ser frustrada, devido a uma safra de soja mal sucedida pela ocorrência de eventos climáticos como a estiagem.

A história começa quando Mateus, personagem principal da obra, contando a sua história começa a refletir no presídio aonde se encontra, pelo crime de assassinato que cometeu contra a polícia em um movimento promovido pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). Mateus é um homem simples, de boa fé e coragem, grande admirador de seu avô Lindolfo, que morava com a sua família em uma pequena propriedade rural. Em sua propriedade, Mateus passou toda a sua infância brincando, trabalhando e construindo o sonho de tomar os passos semelhantes ao de seu avô, pois ele era o único que dava valor as suas histórias e as guardava profundamente.

Ao passar do tempo, seu Lindolfo faleceu, então, Mateus sofreu muito, mas continuou sua vida lutando contra as dificuldades, sempre com o apoio de sua mãe Débora, e sempre brincando e aprontando com seu irmão Pedro. A vida seguia normalmente, até que certo dia, o pai de Mateus, Moises, volta da cidade, e resolve mudar o seu sistema de produção, que até o momento era de subsistência, voltado as culturas de batata doce, cana de açúcar, feijão, arroz, milho e mandioca, então, seu Moises decidiu substituir esse sistema e produzir soja para melhorar as condições financeiras da família, mas, a estiagem não estava em seus planos, e pela falta de sorte, a produção não foi a estimada, e eles precisaram vender as suas terras para pagar as dividas que possuíam no banco.

Após venderem a terra e saírem da casa de tapera, se unem a um assentamento do MST, em Pau D’ Arco, com o objetivo de voltarem a produzir alimentos no meio rural.
No MST Mateus, com sua bondade, se torna amigo de muitas pessoas, como de Junqueira, líder do assentamento, e padre Douglas, pároco da sociedade aonde vivem. No assentamento, Mateus também conhece Neusa, que é uma professora que leciona as crianças do assentamento, mas, além disso, Neusa desperta um interesse em Mateus, que futuramente casa com ela. Após algum tempo, eles têm um filho, chamado Pedro. Ainda no assentamento, Mateus perde seu pai, que não recebeu tratamento, e falece de pneumonia. Lá, aconteceram coisas boas, como o encontro e casamento com Neusa e a criação de seu filho Pedro, mas também, muitas coisas ruins, como as consequências do ‘’acidente’’ com o avião pulverizador de agrotóxicos, que fez com que mulheres abortassem, que pessoas morressem, além de ver a morte de seu pai.

Então, a história segue para um outro lado, longe do assentamento, a partir do momento que o grupo do MST entra em conflito com a polícia na Praça da Matriz, em Porto Alegre-RS,e Mateus, como é grande amigo de Junqueira se envolve, e acaba matando um soldado com um golpe de foice. Após cometer esse crime pelos seus ‘’direitos’’, Mateus é preso, e enclausurado, ele reflete sobre a sua vida, criando o livro ‘’Quem Faz Gemer a Terra’’. 

Charles Kiefer construiu sua obra com linguagem de fácil compreensão, e torna os leitores fãs de seu livro, por retomar assuntos que estão sendo repensados até hoje, como a reforma agrária, e os conflitos e protestos do MST, assim envolvendo e prendendo os seus leitores à obra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário