( Rafael de Souza e Silva)
O livro descreve sobre a história de uma família muito unida, que enfrenta dificuldades por falta de dinheiro em função das plantações mal sucedidas. A obra “Quem Faz Gemer a Terra”, vem descrever as mudanças na agricultura da época em que as personagens viveram, comparando agora a nossa agricultura, desde as dificuldades até os benefícios das novas tecnologias. A monocultura na propriedade deles se realizava na parte pecuária e na parte da lavoura, mas como eles não tinham muito dinheiro, não podiam investir na propriedade como adubos, venenos, maquinários, e pagar até mesmo um acompanhamento técnico.
O plantio da soja veio como uma ideia de melhoria na renda, ou talvez até como esperança de uma mudança de vida radical para todos. Muitos se envolveram com essa atividade, e muitos acabaram se decepcionando com os resultados em função de sucessivas plantações malsucedidas. O ano não correu bem, condições climáticas adversas e um mau planejamento das pessoas fez com que a cultura não conseguisse se desenvolver adequadamente e junto com isso vieram as dívidas no banco. Então as dividas começaram a surgir e a maioria dos agricultores tiveram que vender suas terras para pagar o banco. Após isso essas famílias viram como saída se juntar ao Movimento Sem Terra (MST).
A inserção no acampamento mudou completamente a vida e costumes diários, enfim muitos fatos aconteceram a vida no (MST) era difícil. Tinham que compartilhar entre si, já era pouco e dividindo muitas vezes passavam necessidades no acampamento, as moradias feitas de lonas com qualquer vento era fácil de se rasgar . Entre esses fatos veio a morte de um ente querido, o pai de Mateus. Também muitas manifestações aconteceram em função da promessa de terras não cumpridas pelo governo. Em uma delas, em Porto Alegre, Mateus mata um soldado durante o enfrentamento e vai preso.
Quem faz gemer a terra é de certa forma uma historia de vida muito interessante, traz uma história contando um pouco sobre a vida de uma família que passa por várias dificuldades e que nunca desistem sempre lutando pra poder melhorar. Ela nos relata sobre uma historia já vivida. Eu recomendo a leitura por que as pessoas nem imaginam como é a vida de um membro do MST, seria bom as pessoas conhecerem um pouco sobre essa história que falam sobre uma família muito unida e batalhadora que sofre muito com perdas, mas por fim sabem que eles têm uns aos outros.
Muito bom!
ResponderExcluirRealmente uma analise bem feita. O autor conseguiu trazer aspectos da obra original e inserir-lhes em seu trabalho escrito, juntou com a critica pessoal da realidade e fez u8ma apresentação complexa.
ResponderExcluirfaltaram algumas virgulas ao longo do texto e alguns outros aspectos também poderiam ter sido abordados.
UM BOM TEXTO!