segunda-feira, 8 de outubro de 2012

APRESENTAÇÃO

O domínio do idioma e a capacidade de expressão por meio da leitura e da escrita são fundamentais não só para o exercício da cidadania, mas também para garantir a crianças, adolescentes e jovens o direito de aprender tanto dentro da escola como fora dela, ao longo de suas vidas.

Assim, essa capacidade torna-se fundamental a quem vai dar prosseguimento aos estudos mas também àqueles que não terão essa possibilidade, então seu meio de acesso ao conhecimento, ampliação, aprimoramento e atualização profissional se dará em especial pela leitura. Contudo, esse permanece um dos principais desafios para a educação pública no Brasil.

Em uma escala que vai de zero a 10, a média brasileira no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2009 foi de 4,6 para os anos iniciais do Ensino Fundamental, 4 para alunos dos anos finais e 3,6 para os estudantes do Ensino Médio. No último Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), em 2006, o Brasil ficou em 49º lugar entre os 56 países que foram avaliados no domínio Leitura.

Na busca do enfrentamento desse problema, pensamos em diferentes estratégias que aproximem os alunos da leitura e escrita e os desafiem a essas práticas, significando-as e contribuindo para a mudança deste cenário.

Este blog constitui-se em espaço de divulgação, ampliação e aperfeiçoamento das práticas pedagógicas em sala de aula. Nele serão publicadas discussões, produções textuais, eventos envolvendo as turmas de 3º e 4º anos do curso técnico em Agropecuária do IFF Santo Augusto.


Sejam todos bem-vindos!


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