O domínio
do idioma e a capacidade de expressão por meio da leitura e da escrita são
fundamentais não só para o exercício da cidadania, mas também para garantir a
crianças, adolescentes e jovens o direito de aprender tanto dentro da escola
como fora dela, ao longo de suas vidas.
Assim,
essa capacidade torna-se fundamental a quem vai dar prosseguimento aos estudos
mas também àqueles que não terão essa possibilidade, então seu meio de acesso
ao conhecimento, ampliação, aprimoramento e atualização profissional se dará em
especial pela leitura. Contudo, esse permanece um dos principais desafios para
a educação pública no Brasil.
Em uma
escala que vai de zero a 10,
a média
brasileira no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2009 foi
de 4,6 para os anos iniciais do Ensino Fundamental, 4 para alunos dos anos
finais e 3,6 para os estudantes do Ensino Médio. No último Programa
Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), em 2006, o Brasil ficou em 49º
lugar entre os 56 países que foram avaliados no domínio Leitura.
Na busca
do enfrentamento desse problema, pensamos em diferentes estratégias que
aproximem os alunos da leitura e escrita e os desafiem a essas práticas,
significando-as e contribuindo para a mudança deste cenário.
Este blog
constitui-se em espaço de divulgação, ampliação e aperfeiçoamento das práticas
pedagógicas em sala de aula. Nele serão publicadas discussões, produções
textuais, eventos envolvendo as turmas de 3º e 4º anos do curso técnico em
Agropecuária do IFF Santo Augusto.
Sejam
todos bem-vindos!
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