quinta-feira, 11 de outubro de 2012

A VIDA ERA REPLETA DE HISTÓRIAS E LEMBRANÇAS...


(Diogo Mobs)

A vida de Mateus no interior de Pau d’Arco era rodeada de afazeres que traziam alegria, pois passava em uma casa de tapera no interior, onde Matheus e seus familiares sobreviviam plantado milho, arroz do seco, mandioca, batata-doce, feijão e cana-de-açúcar e fazendo melado. A vida também era muito feliz e repleta de histórias e lembranças que passava com a família.

A frase ‘’O pai veio da cidade com ideia de plantar soja’’ resume bem a frustração vivida por Matheus e seus familiares, pois a partir do momento em que essa ideia é adotada sem nenhum conhecimento, técnica, manejo adequado da cultura passa a ser um enorme risco que se torna realidade com a presença da seca. Esse fato faz com que não se tenha produção e sendo assim fica sem condições de pagar a divida do financiamento para o banco. Em conseqüência, as terras que haviam sido hipotecadas, como garantia do pagamento das dívidas, foram requisitadas pelo banco, deixando a família sem opção nenhuma a não ser aderir ao movimento MST.

A vida no acampamento passa a ser completamente diferente da realidade que Matheus vivia, pois lá ele conhece a dura realidade da Reforma Agrária, passa a ser vítima das represálias por parte da policia e fazendeiros, também aprende a lutar, reivindicar seus direitos através de protestos pacificados, ou não. Matheus era integrante da equipe de segurança do acampamento, onde passou por momentos felizes como bailes com musica e dança e momentos ruins, como por exemplo quando o avião passou pulverizando veneno por cima do acampamento.


A obra ‘’ Quem faz gemer a Terra’’ é muito interessante, sua narração é em 1° pessoa que envolve uma temática bem complexa contanto a dura realidade enfrentada por pessoas que tiveram que aderirem a movimentos sociais para poder sobreviver, sua linguagem de fácil compreensão que chama bastante a atenção do leitor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário