quinta-feira, 11 de outubro de 2012

"O sonho é um bom sinal de Deus." (KIEFER, 2008)



                                                                                      (Maximino Lansana)

A obra “Quem faz gemer a terra”, a meu ver, mostra uma família muito unida Mateus, seus pais e seu avô brincavam muito, todos sempre com grandes e divertidas histórias para contar um para o outro, se divertindo muito. Antes da monocultura, na propriedade deles se realizava de tudo, várias atividades, tinha-se tudo ali, animais, plant200as, tudo de maneira bem diversificada. O avô de Mateus sempre tinha histórias para contar para ele, muita historia mesmo, “Naquela noite eu sonhei que o ouro estava enterrado embaixo do cinamomo”, “O sonho é um bom sinal de Deus” o avô gritou.

O plantio da soja veio como uma melhor fonte de renda, ou talvez até como esperança de uma mudança de vida radical para todos, muitos se envolveram com essa atividade com altos investimentos com o cultivo, e muitos acabaram se decepcionando com os resultados. O ano não correu bem, condições climáticas adversas e um pouco de azar fez com que a cultura não conseguisse se desenvolver adequadamente. 

Junto com isso vieram as dívidas dos agricultores no banco, em função dos financiamentos para o estabelecimento da cultura. E as dívidas? Pagar de que maneira? Então muitos dos agricultores tiveram que vender suas terras para pagar o banco. Após isso essas famílias viram como saída se juntar ao MST, onde Mateus e sua família sofrem uma mudança de vida radical e se iludindo com a esperança da Reforma Agrária tão prometida naquela época pelo governo, “Assim a gente tinha chance de ganhar um pedaço de terra quando sair a Reforma Agrária”

A vida no acampamento mudou completamente a rotina da família, em vários sentidos, condições de vida, costumes diários, enfim muitos fatos aconteceram. Entre esses fatos veio a morte de seu avo, “Passei a manha toda esperando meu avo saltar do caixão e correr com todo mundo na sala”, a morte de seu avô abalou muito todos eles, também brigas em função da promessa de terras não cumpridas, onde numa briga dessas Mateus mata um soldado durante o enfrentamento e posteriormente vai preso. 

“Quem faz gemer a terra’’ é uma obra literária muito interessante, traz consigo uma temática muito importante, pois relata por mais que seja uma obra literária, um assunto muito interessante. Ela nos passa de certa forma acontecimentos que já aconteceram com muitas pessoas, ou seja, baseado em fatos reais. A linguagem também é bem expressa, clara, muito bem elaborada e diversificada. Eu recomendo a leitura dessa obra, pois a cada página lida você se apaixona cada vez mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário